Conferência da Terra: UFRR é escolhida para ser sede em 2019

A delegação da Universidade Federal de Roraima (UFRR) que participou da 7ª edição da Conferência da Terra, realizada de 6 a 10 de novembro, na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), articulou com a comissão organizadora do evento para que a edição 2019 ocorra em Roraima, na UFRR, entre os dias 18 e 20 de setembro.

O Reitor da UFRR, professor Jefferson Fernandes, foi convidado para fazer a conferência de abertura do evento com o tema: Diversidade Etno-Cultural, Educação e Cidadania .

A Conferência da Terra 2018 foi pautada este ano no tema Geral “Produção, Consumo e Poluição”, com o objetivo de promover o debate sobre a produção agrícola e industrial, disciplinar o consumo de bens e artigos poluentes, reduzir a degradação dos solos, das águas e dos ares, de modo a preservar a biodiversidade e propiciar um mundo mais saudável para a vida vegetal, animal e humana. Agora, a comissão em conjunto com a Administração Superior da UFRR inicia os preparativos para a próxima edição, com a definição do tema e da logística do evento que reúne os saberes de pesquisadores, estudantes e povos de várias partes do Brasil e do mundo.

Professor Jefferson dividiu sua apresentação em três etapas: na primeira fez uma ampla descrição da sociodiversidade brasileira, com foco na Amazônia setentrional; em seguida, destacou o papel da UFRR na construção de políticas afirmativas, na ampliação da mobilidade estudantil e intercâmbio internacional, que permitem o ingresso de alunos indígenas e de vários países na instituição. Por fim, falou das ações da UFRR no acolhimento a projetos humanitários, como a construção do Centro de Referência ao Migrante em parceria com o ACNUR, órgão da Organização das Nações Unidades (ONU), na ajuda aos refugiados que migram de outros países, sobretudo, os venezuelanos.

Outra palestra de destaque foi a do geógrafo, Giovanni Seabra, professor visitante do programa de pós-graduação em Geografia da UFRR, que também dedicou mais de 30 anos na UFPB. Ele tratou do tema geral do evento: “Produção, Consumo e Poluição”.

Chamou a atenção de todos também o debate epistêmico provocado pelo pesquisador da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), Luís Tomás Domingos, que é natural de Moçambique. Ele salientou a importância da cultura africana na dimensão ontológica dos povos africanos com a natureza. “A cultura africana pode nos ajudar a conceber e viver as relações do homem com a natureza para que não sejam puramente relações técnicas, mas estéticas; relações de respeito recíproco, de participação e de complementaridade”, disse.

Participação – Ao todo, mais de 800 pessoas participaram da conferência da Terra, com 700 trabalhos inscritos. Os trabalhos vão compor três publicações, que são os anais do evento deste ano.

A UFRR se fez presente também nas mesas redondas e na coordenação das apresentações orais. No dia 7, foi realizada a mesa redonda “Sociedade e Natureza na Amazônia Setentrional”, sob a coordenação do professor Giovanni Seabra, com a participação do professor do Instituto de Geociências (IGEO/UFRR), Antônio Tolrino Veras, que tratou do trabalho que a UFRR desenvolveu em conjunto com a Superintendência do Patrimônio da Uni]ao (SPU) na identificação e classificação de 52 ilhas fluviais, ao longo dos rios Uiraricoera e Rio Branco, assim como da relação da vida ribeirinha com a sustentabilidade do planeta. Também participou da mesa o estudante do PPGEO/UFRR, Éder Rodrigues dos Santos, que em conjunto com o líder indígena Macuxi, Enoque Raposo, apresentaram a temática: “Parque Nacional Monte Roraima e a sobreposição em terras indígenas: perspectivas jurídicas, históricas e cosmológicas”.

No encerramento do evento, professores Giovanni Seabra e Vladimir Souza anunciaram a realização da Conferência da Terra em Roraima, prevista para setembro de 2019. “Roraima é um estado diferenciado. Há muitos biomas: no norte, no sul, no leste e oeste do estado. São vários estados em um só. São serras misteriosas, como o Monte Roraima; temos o Baixo Rio Branco, o chamado terceiro pantanal brasileiro que é praticamente desconhecido; temos as lendas indígenas, temos a serra do Tepequém que na década de 1930 teve o primeiro garimpo de diamante do Brasil e vários filmes inspirados nas histórias e paisagens de Roraima. Vocês poderão conhecer um outro Brasil que muitos não conhecem. Serão todos bem vindos”, afirmou o professor Vladimir Souza, que também é pró-reitor de Assuntos Estudantis e Extensão da instituição.

FONTE: UFRR  – Conferência da Terra: UFRR é escolhida para ser sede em 2019 – Universidade Federal de Roraima (Ver galeria de fotos)