Boa Vista (RR) vai sediar simpósio sobre acolhimento e integração de refugiados e migrantes

Encontro ocorre em 22 de novembro e busca fomentar a discussão em torno da necessidade de se estabelecer uma política local de integração para refugiados e migrantes

Ilustração com dados do simpósio

Boa Vista (RR) vai sediar, no dia 22 de novembro, o Simpósio “Refugiados e Migrantes em Roraima: como acolher e integrar?”. Gratuita e aberta ao público externo, a atividade busca fomentar o debate sobre a necessidade de se estabelecer uma política local de integração para refugiados e migrantes.

Os interessados podem se inscrever até às 12h do dia 15 de novembro pelo link “Inscrição e Resultados” do endereço  http://escola.mpu.mp.br. Podem participar membros e servidores do Ministério Público, do Poder Judiciário e da Defensoria Pública; representantes da sociedade civil; gestores e equipes de abrigos e integrantes de comitês de acolhida e de grupos de trabalho sobre empregabilidade; estudantes e jornalistas. São oferecidas 145 vagas para ampla concorrência. A seleção será por sorteio eletrônico.

Realizada pela Rede de Capacitação a Refugiados e Migrantes, o simpósio vai ser realizado no Auditório do Tribunal de Justiça de Roraima (Praça do Centro Cívico 296, Centro). Com duração de oito horas, o evento terá quatro mesas de discussão: “Contexto da Política Nacional Migratória e de Refúgio), “Plano Nacional de Interiorização: balanço, desafios e perspectivas”, “A Migração Indígena Venezuelana” e “Experiências Locais de Atenção a Migrantes e Refugiados”.

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) não arcará com o pagamento de hospedagem, alimentação, traslado e passagens aéreas para os participantes. Para receber o certificado, é necessário frequência mínima de 85%.

Rede de capacitação – Esta é a quarta atividade do Projeto “Atuação em rede: capacitação dos atores envolvidos no acolhimento, integração e interiorização de refugiados e migrantes no Brasil”. Desde julho deste ano, o evento já foi sediado em Belém, Manaus e São Paulo, capacitando mais de mil pessoas, entre jornalistas, agentes públicos, representantes de ONGs e demais interessados.

Além da ESMPU, a Rede de Capacitação a Refugiados e Migrantes é formada pela Procuradoria Federal dos Direitos dos Cidadãos (PFDC), o Ministério Público do Trabalho (MPT), o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), a Organização Internacional para as Migrações (OIM), a Conectas Direitos Humanos, o Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH) e a Defensoria Pública da União (DPU), o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). Saiba mais sobre o projeto em http://escola.mpu.mp.br/h/rede.

Outras informações sobre o evento estão disponíveis no edital.

Edital

Fonte: Ascom ESMPU

Assessoria de Comunicação Social
Procuradoria da República em Roraima
E-mail: prrr-ascom@mpf.mp.br
Tel.: (95) 3198-2000
Siga-nos no Twitter: @MPF_RR
Facebook: /ministeriopublicofederalemroraima

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *