Boa Vista (RR) recebe simpósio sobre acolhimento de refugiados e migrantes

Encontro ocorre em 22 de novembro e busca fomentar a discussão em torno da necessidade de se estabelecer uma política local de integração

Reprodução do cartaz de divulgação do evento, apresentando as informações básicas, como nome e data do simpósio.

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) promove na próxima quinta-feira (22) o Simpósio “Refugiados e Migrantes em Roraima: como acolher e integrar?”. A atividade ocorrerá no Auditório do Fórum Sobral Pinto (Praça do Centro Cívico, 296, Centro). Confira aqui a programação completa.

O evento terá duração de oito horas com quatro mesas de discussão: “Contexto da Política Nacional Migratória e de Refúgio), “Plano Nacional de Interiorização: balanço, desafios e perspectivas”, “A Migração Indígena Venezuelana” e “Experiências Locais de Atenção a Migrantes e Refugiados”. O objetivo do simpósio, realizado pela Rede de Capacitação a Refugiados e Migrantes, é debater uma política local de integração para refugiados e migrantes.

Rede de capacitação – Esta é a quarta atividade do Projeto “Atuação em rede: capacitação dos atores envolvidos no acolhimento, integração e interiorização de refugiados e migrantes no Brasil”. Desde julho deste ano, o evento já foi sediado em Belém, Manaus e São Paulo, capacitando mais de mil pessoas, entre jornalistas, agentes públicos, representantes de ONGs e demais interessados.

Além da ESMPU, a Rede de Capacitação a Refugiados e Migrantes é formada pela Procuradoria Federal dos Direitos dos Cidadãos (PFDC), o Ministério Público do Trabalho (MPT), o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), a Organização Internacional para as Migrações (OIM), a Conectas Direitos Humanos, o Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH) e a Defensoria Pública da União (DPU), o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).

Saiba mais sobre o projeto em http://escola.mpu.mp.br/h/rede.

Assessoria de Comunicação Social
Procuradoria da República em Roraima
E-mail: prrr-ascom@mpf.mp.br
Tel.: (95) 3198-2000
Siga-nos no Twitter: @MPF_RR
Facebook: /ministeriopublicofederalemroraima

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *