Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2018 inicia em Tefé (AM)

O Instituto Mamirauá iniciou hoje, dia 17 de outubro, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em Tefé (AM). Foi um dia movimentado, com exposições e atividades em quase todos os prédios do campus do Instituto Mamirauá.  

Passaram pela instituição cerca de 1100 pessoas, entre estudantes, professores e moradores de Tefé. Além da visita, as pessoas levaram para suas casas um kit com material didático, incluindo o calendário 2019 do Instituto Mamirauá que é comemorativo aos 20 anos do instituto.Domingas da Silva, que mora em Tefé há 30 anos, ainda não conhecia o Instituto: “Eu nunca tinha vindo aqui antes e foi muito bom, poder conhecer o que o instituto faz, que está aqui perto da minha casa, foi muito bom! Eu vim trazer meus filhos. Eles chegaram da escola às 11h e não paravam de perguntar a hora de vir no Instituto Mamirauá. Eles estavam bem ansiosos”, disse a mãe, satisfeita com a visita.

No prédio de “Coleções Biológicas e Pesquisas Terrestres, a professor de história Elaine Cristina da Silva estava acompanhando os estudantes da Escola Municipal Wenceslau de Queiroz e afirmou: “É uma oportunidade dos nossos estudantes terem acesso a mais conhecimento, principalmente porque boa parte desse conhecimento é produzido por uma instituição aqui da nossa região”.

Nesse prédio, os estudantes e visitantes também conheceram a exposição “#Menosémais”: Pequenas ações que contribuem para igualdade”. Conheceram parte do acervo de mamíferos do Instituto Mamirauá e passearam por um corredor interpretativo que reproduzia vários ambientes, conservados e não conservados.

O trabalho do Instituto em forma de vídeo. Foi o que os visitantes assistiram no “Eco Cine”, uma exibição de vídeo de 12 minutos com imagens de conservação da fauna e flora e os impactos à conservação da Amazônia. A narração foi feita pela pesquisadora Lisley Gomes, com edição de Jefferson Ferreira-Ferreira, Maria Isabel Figueiredo e Caetano Franco.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Instituto segue até esta sexta-feira, dia 19 de outubro, em Tefé (AM). Amanhã, dia 18, haverá a cerimônia de comemoração dos 25 anos do Programa Ligado no Mamirauá, criado em 1993 como uma ferramenta para o fortalecimento da gestão participativa em unidades de conservação, tendo como foco, o público ouvinte de rádio das Reservas de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá e Amanã, e de forma indireta, outras localidades de municípios vizinhos de Tefé. O programa é transmitido semanalmente pela Rádio Educação Rural de Tefé 93,9 FM.

O Instituto Mamirauá é uma unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Texto: Eunice Venturi 

FOTO: João Cunha 

FONTE: Instituto Mamirauá

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *