Funai e SESAI buscam ampliar proteção a indígenas isolados

Com o propósito de traçar estratégias protetivas a grupos indígenas isolados no Vale do Javari, Estado do Amazonas, representantes da Fundação Nacional do Índio (Funai) e da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) discutiram o histórico dos últimos contatos ocorridos naquela região e indicaram ações para minimizar os impactos negativos à saúde dos indígenas em razão do contato com não índios.

Funai e SESAI abordaram ações de proteção à saúde de indígenas isolados (foto: Alejandro Zambrana)

Para garantir segurança aos povos indígenas isolados, é necessário que os contatos com a sociedade envolvente sejam planejados com base em conhecimentos específicos.

Do encontro realizado em Brasília, nesta terça-feira (02), participaram os representantes da Funai: o diretor de Promoção ao Desenvolvimento Sustentável, Rodrigo Paranhos Faleiros; a diretora de Proteção Territorial, Azelene Inácio; o coordenador-geral de Povos Indígenas Isolados e de Recente Contato, Bruno Pereira; e o ouvidor da Fundação, Thiago Fiorott. Pela SESAI (Ministério da Saúde) estiveram presentes: o secretário Especial de Saúde Indígena, Marco Toccolini; o diretor de Atenção à Saúde Indígena, Flávio Gomes Júnior e a servidora Roberta Aguiar Cerri, da Divisão de Programas e Projetos de Saúde Indígena.

Povos indígenas isolados

São grupos sem nenhum contato ou com pouca interação com as sociedades envolventes. Registros históricos demonstram que o isolamento de indígenas pode ser consequência de contatos com impactos negativos, como o aparecimento de enfermidades tipicamente de populações urbanas – infecções, epidemias etc. –, atos de violência física, mortes, espoliação de recursos naturais, entre outras situações que geram vulnerabilidades aos territórios. Mas o isolamento também pode ser ato de vontade pela autossuficiência social e econômica.

Para Marco Toccolini, secretário Especial de Saúde Indígena, “a articulação intersetorial é de vital importância para a proteção dos povos isolados”. As instituições se comprometeram a tratar o assunto de forma prioritária no âmbito de suas responsabilidades.

Distrito Sanitário Vale do Javari

O Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Vale do Javari localiza-se no município de Atalaia do Norte e tem abrangência no extremo oeste do Amazonas, tríplice fronteira entre a Colômbia e Peru. Esta unidade atende 59 aldeias e uma população de 6.263 indígenas de seis etnias. O DSEI possui oito Polos-Bases e uma Casa de Saúde Indígena (CASAI).

por Marcelo de Paiva, da Comunicação SESAI – PUBLICADO POR: FUNAI  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *