UFRR assina protocolo de intenção para reconstrução do Forte São Joaquim

O reitor Jefferson Fernandes do Nascimento, da Universidade Federal de Roraima (UFRR), assinou no domingo (2/9) um documento de intenção para reconstrução de possível maquete do Forte São Joaquim, nas proximidades das ruínas do forte, localizado na confluência dos rios Tacutu e Uraricoera.

UFRR

O Reitor da UFRR, professor Jefferson, disse de sua satisfação, enquanto educador, em ver que a história de Roraima continuará a ser registrada por meio de suas edificações e, por ele mesmo ser roraimense, é mais um motivo de satisfação em ver a reconstrução do Forte São Joaquim.

UFRR

O vice-cônsul de Portugal, Francisco Brandão, relatou o trabalho que vem sendo realizado pela comunidade portuguesa em Roraima, a importância da reconstrução do Forte, o empenho das autoridades parceiras neste empreendimento e, no final, pediu um minuto de silêncio em reconhecimento à bravura dos militares portugueses que morreram em combate, naquele Forte, quando da expulsão dos invasores estrangeiros no Vale do Rio Branco.

FORTE SÃO JOAQUIM – O Forte tem sua origem na Resolução de 23/10/1752 do Conselho Ultramarino, após consulta à D. José I (1714-1777), soberano português, o qual, por meio de Provisão Régia, datada de 14/11/1752, determinou ao governador do Grão-Pará, Francisco Xavier de Mendonça Furtado (1751 – 1759) que construísse uma Fortaleza às margens do Rio Branco. E, “que esteja sempre guarnecida com uma Companhia do Regimento de Macapá, a qual se mude anualmente”.

UFRR

O Forte começou a ser construído em 1775 e finalizado em 1778, tendo como primeiro comandante o próprio engenheiro construtor, o alemão a serviço de Portugal, capitão Felippe Sturm, que escolheu o local da instalação do Forte, às margens do Rio Tacutu, próximo à sua confluência com o Rio Uraricoera, formadores do Rio Branco.

O terceiro comandante do Forte foi o capitão cearense Inácio Lopes de Magalhães – fundador da Fazenda Boa Vista, que deu origem ao município. E, o último administrador do Forte foi o senhor Pedro Rodrigues (1889-1891).

FONTE: UFRR – UFRR assina protocolo de intenção para reconstrução do Forte São Joaquim – Universidade Federal de Roraima – Foto: CoordCom/UFRR