Inventário Florestal Nacional mostra a conservação das florestas brasileiras

Estudo é um levantamento amplo e sistemático com dados que permitem conhecer a realidade de nossas florestas.

Nesta sexta-feira (14), o Brasil Rural fala com a gerente executiva do Inventário Florestal Nacional, Cláudia Rosa, sobre o estudo que avalia todo o território brasileiro para saber como está a conservação de nossas florestas.

Segundo a gerente executiva, esse inventário é um levantamento amplo e sistemático para que se possa conhecer bem nossas florestas. A cada 20 km está instalado um ponto de amostragem onde se coleta um conjunto de dados que ajudam a avaliar a qualidade dessas áreas florestais.

“Nós medimos todas as árvores, o diâmetro e a altura. Isso os permite calcular o volume de madeira, a biomassa, o carbono armazenado nas árvores. Nós coletamos solos, então a gente analisa todos os dados físico-químicos, inclusive o carbono que está armazenado nos solos, que é um dado muito importante para a questão das emissões”, destaca Cláudia Rosa.

A especialista lembra ainda que também é feita coleta botânica para conhecimento das espécies. Além disso, são realizadas entrevistas com a população que vive próximo das florestas para buscar informações do uso da floresta e  qual a importância dessa floresta na vida dessas pessoas.

Ouça a entrevista no player abaixo:

 FONTE: EBC / RÁDIO NACIONAL –  Brasil RuralBrasil Rural vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional do Rio de Janeiro; sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia