Inpa oferece 30 vagas para professores em curso de uma semana de imersão na floresta

Uma semana imersos na floresta amazônica. Assim ficarão professores da rede pública e privada de ensino durante a 16ª edição do curso “A floresta amazônica e suas múltiplas dimensões”. A capacitação é promovida pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC), por meio do Laboratório de Psicologia e Educação Ambiental (Lapsea) e do Laboratório de Manejo Florestal (LMF) do Inpa.

Realizado no âmbito do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) – Madeiras da Amazônia (CNPq/Fapeam), o curso acontecerá de 14 a 20 de outubro, na Reserva de Floresta Experimental (ZF-2), situada no Km 50 AM-174 (Manaus-Boa Vista-RR). As inscrições começam dia 29 agosto e vão até o dia 28 de setembro. Ao todo, serão oferecidas 30 vagas, em ampla concorrência. O curso é gratuito.

Com aulas teóricas e práticas, o curso vem contribuindo na formação continuada de professores. Este ano, o objetivo principal é aprofundar conteúdos científicos e habilidades, ligados à dinâmica do ecossistema florestal amazônico. A organização do curso pretende iniciar a construção de uma proposta de Matriz Curricular da Floresta para o professor trabalhar em sala de aula, atendendo às novas diretrizes previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

 

CursoFloresta2AcervoLapseaINPA1

 

Em 15 anos de curso, os profissionais do Inpa já formaram mais de 300 professores. O curso também resultou em um livro de mesmo nome. Possui carga horária de 80 horas e, ao término, os professores recebem certificados.

As vagas oferecidas são para professores a partir do 6º ano até o ensino médio das redes pública e privada de ensino (de preferência do Amazonas), que atuem especificamente em sala de aula nas disciplinas de Biologia, Ciências Naturais, Geografia, Física e Química. O curso será ministrado por um corpo docente formado por pesquisadores e estudantes de pós-graduação do Inpa.

Os interessados devem fazer as inscrições presencialmente no Lapsea, situado no Campus I do Inpa, sala 1 e 2 (pavilhão ao lado do Restaurante). Podem solicitar a ficha de inscrição pelos e-mails: higuchi.mig@gmail.com , genopan@gmail.com , driterra@gmail.com . Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (92) 3643-3145 ou 3643-3361, no horário comercial (8h às 12h e das 14h às 18h).

As Secretarias de Estado de Educação do Amazonas (Seduc) e Municipal de Educação (Semed), como nos anos anteriores, apoiam a realização do curso e a liberação dos participantes.

Requisito para participação

Ser professor da rede pública ou privada atuando em sala de aula, não ter participado de outras edições do curso e ter disponibilidade para permanecer uma semana fora de casa e da escola.

ImersaoNaFloresta2018

Em sua 16ª edição, curso acontece entre os dias 14 a 20 de outubro e busca contribuir com a formação continuada de professores

 

Da Redação – Inpa

Foto: Acervo Lapsea

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *