Ibama resgata onça preta em condomínio de Belém (PA)

Onça preta (Panthera onca) resgatada em condomínio de Belém (PA)

Foto: Ibama

O Ibama, com apoio do batalhão ambiental da Polícia Militar (PM) do Pará, resgatou na última terça-feira (04/09) uma onça preta (Panthera onca) em condomínio da região metropolitana de Belém (PA). Analistas ambientais do Instituto usaram sedativos para tranquilizar o animal, encontrado na noite anterior por moradores.

A onça foi levada ao Museu Emílio Goeldi, na capital paraense, onde será temporariamente mantida. Por estar em boas condições de saúde, o felino será devolvido à natureza em Unidade de Conservação (UC) no Pará.

A Panthera onca está ameaçada de extinção. O felino é o maior do continente americano, com peso que varia de 35 e 130kg. A espécie habita áreas de floresta e é mais ativa durante a noite. Onças são animais solitários, que interagem com outros indivíduos da espécie somente no período reprodutivo.

A presença de grandes carnívoros, como a onça preta, em áreas urbanas tem se tornado mais frequente, o que evidencia as consequências da perda de habitat e do aumento da interface entre os ambientes urbano e de floresta.

Foto: Ibama

 

Assessoria de Comunicação do Ibama
imprensa@ibama.gov.br
061 3316 1015

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *