A BR 230, km 603, continua interditada por índios da tribo Parakanã. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal ainda não existe previsão de liberação da via. Mas, na última negociação feita entre a PRF e os indígenas ficou combinado que de duas em duas horas a pista precisa ser totalmente liberada.
Crédito: Ascom/PRF
Participei rapidamente de uma reunião via vídeo conferência onde pude expor a situação para Senasp e Casa Civil em Brasília. Ficou acertado nessa reunião que um documento com respostas positivas a reivindicação seria feito e entregue por nós e casa de governo ainda hoje – afirma o inspetor da PRF, Adriano Ferreira.
Segundo o inspetor a manifestação é pacífica, por isso não há necessidade de intervir de forma mais enérgica. De qualquer forma, a PRF mantém, no local, uma equipe para possibilidade de uma resposta rápida caso a contraproposta não seja aceita e a interdição continue.
Os Parakanã apresentaram às autoridades uma grande pauta de reivindicações, sendo a principal delas a retirada de não-indígenas de suas terras (Ti Apyterewa).
http://www.romanews.com.br/cidade/indios-parakana-mantem-interdicao-da-br-230/8306/
Deixe um comentário