Estudo registra a volta de ariranhas em região da Amazônia

Espécie desempenha papel importante dentro do ecossistema.

FOTO: AGÊNCIA BRASIL/pteronura_brasiliensis_zoo_brasilia_01_0

O Tarde Nacional desta terça-feira (14) falou sobre o retorno de ariranhas a riachos no Alto do Rio Negro, no Amazonas. Segundo pesquisa, elas não eram vistas há cerca de vinte anos na região. A entrevistada foi a bióloga analista de pesquisa intercultural do Instituto Socioambiental (ISA) de São Gabriel da Cachoeira (AM), Natália Pimenta.

A pesquisadora ressaltou que a espécie começou a desaparecer devido à caça para a extração de sua pele, sendo a mais impactada por essa atividade na Amazônia. Já a volta dos animais à região seria resultado de várias medidas legislativas voltadas à conservação, principalmente a proibição da caça comercial. Natália Pimenta acrescentou que as ariranhas desempenham um papel importante dentro do ecossistema, já que são responsáveis pelo equilíbrio do ambiente aquático ao eliminar peixes doentes e velhos. Além disso, os animais têm uma forte ligação cultural com os povos indígenas locais.

Clique no player acima e ouça a entrevista na íntegra!

FONTE: EBC – Rádio Nacional da Amazônia – Tarde Nacional – Amazônia

Tarde Nacional – Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, de 14h às 16h, pela Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *