UCs em pauta: ICMBio participa do IX CBUC

Um dos mais importantes congressos sobre a conservação ambiental acontece de 31 de julho a 02 de agosto em Florianópolis (SC).

CONVITEstand

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) será um dos protagonistas do IX Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação (CBUC), que acontece do dia 31 de julho a 02 de agosto no Centro de Convenções de Florianópolis (SC) – Centro Sul com o tema Futuros Possíveis: Economia e Natureza. O encontro, que tem como objetivo reunir os principais especialistas do Brasil e do mundo sobre a temática ambiental, terá espaços que tratarão sobre inovação, tecnologia, sustentabilidade, diversidade e colaboração.

O presidente do ICMBio, Paulo Carneiro, participará da abertura do congresso, cuja presença de outras várias instituições atuantes em prol do meio ambiente é garantida. No espaço haverá vários estandes, entre eles o “Espaço SNUC”, produzido pelo ICMBio em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e com a Agência de Cooperação Técnica Alemã (GIZ). O estande será palco de vários lançamentos de publicações, além de promover um bate-papo entre os participantes.

Confira a programação do “Espaço SNUC” aqui.

Em busca de novas soluções, parcerias e agilidade na informação, o evento promoverá a apresentação de trabalhos técnicos, proporcionando a interação entre os participantes e a discussão de temas relevantes. A apresentação dos trabalhos será focada na inovação, criatividade e foco nas soluções.

Vários servidores do ICMBio e gestores de unidades de conservação (UCs) geridas pelo órgão tiveram trabalhos selecionados e apresentarão suas pesquisas no CBUC, como o analista ambiental da Coordenação Geral de Uso Público e Negócios do ICMBio, Thiago Beraldo, que mostrará o estudo “Contribuições do Turismo em Unidades de Conservação Federais para a Economia Brasileira – Efeitos dos Gastos dos Visitantes em 2015” e a analista ambiental do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres (Cemave), Camile Lugarini, que apresentará a pesquisa “Como potencializar a observação de aves nas unidades de conservação?”. Confira a lista de trabalhos técnicos que serão apresentados aqui. Veja a participação de outros servidores na programação do congresso aqui.

Organizado pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, o CBUC é um dos mais importantes congressos da América Latina sobre a conservação ambiental e o local que o sediará não foi escolhido por acaso. A capital catarinense abriga mangues, restingas, dunas, praias e costões, além de diversas unidades de conservação como a Reserva Extrativista (Resex)Pirajubaé, uma UC federal de uso sustentável onde as populações tradicionais da região têm entre suas principais fontes de renda a coleta do berbigão (moluscos).

Em Florianópolis está localizada também a Reserva Biológica (Rebio) Marinha do Arvoredo, uma UC de proteção integral, que abriga as Ilhas do Arvoredo, Galé, Deserta, Calhau de São Pedro e uma grande área marinha que circunda esse arquipélago. A Rebio possui alta diversidade de ambientes marinhos e terrestres e conta com uma infinidade de espécies, sendo muitas delas raras e ameaçadas de extinção. Realizar o IX CBUC na capital catarinense, portanto, tem entre principais intuitos reforçar a necessidade de ampliar o impacto da conservação nos ecossistemas singulares e continuamente ameaçados da região. 

Lorene Lima
lorene.cunha@icmbio.gov.br

Comunicação ICMBio
(61) 2028-9280

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *