RR – Rio Branco baixa e moradores de Caracaraí que estavam desabrigados voltam para casa

Nível do Rio Branco chegou a 9,62 metros; mais de 200 pessoas ficaram desabrigadas.

O nível do rio Branco está baixando e os moradores da Cidade-Porto voltam à normalidade de suas vidas. Em 10 de julho, ele chegou aos 9,62 metros, desabrigando cinco famílias e deixando outras 200 pessoas desalojadas. Ontem, marcava 7,48 metros.

Com as fortes chuvas registradas em junho e julho em Roraima, o rio Branco começou a encher e causou transtornos para algumas regiões do Estado.

Um dos municípios mais atingidos foi Caracaraí. Em menos de 15 dias, o rio subiu cerca de um metro e meio, pegando muitos moradores de surpresa. Em 26 de junho, registrava a marca de 8,30 metros, e duas semanas depois atingiu o máximo desse período de enchente: 9,60 metros, alagando bairros e desabrigando famílias.

A Prefeitura de Caracaraí criou dois abrigos para atender as famílias desalojadas e chegou a decretar situação de emergência no município. Agora, com as águas do rio na marca dos 7,48 metros, a preocupação da administração é outa. Para a prefeita Socorro Guerra, a hora agora é de ter atenção com as doenças.

“O rio já baixou bastante. As famílias já estão retornando para as suas casas e a cidade voltando ao normal. Baixam as águas e começam a aparecer os problemas, como dengue, malária, chikungunya e zika, mas a nossa equipe está na ativa e vai dar tudo certo”, afirmou a prefeita.

Ainda de acordo com Socorro Guerra, as equipes da prefeitura estão na segunda etapa dos cuidados com os moradores.

“Agora, é iniciar o carro fumacê em combate aos mosquitos da malária e da dengue. As nossas equipes já estão em alerta, com tudo montado para evitar que novos casos surjam”, destacou.

CHEIA EM BOA VISTA

O nível do rio Branco chegou à marca de 8,34 metros na capital em 8 de julho. Os maiores impactos foram sentidos na zona rural do município. No Projeto de Irrigação Passarão, localizado a cerca de 60 quilômetros de Boa Vista, a Defesa Civil Municipal auxiliou os moradores a fazerem a travessia, já que a balsa não estava funcionando. Foram levados para a região uma equipe, equipamentos e barcos para fazer esse trabalho.

Na cidade, os impactos foram mínimos. Com dois pontos de alagamento, algumas rotas de ônibus foram alteradas. Esse foi o primeiro inverno em anos que os impactos para a população da capital foram pequenos. Para o diretor da Defesa Civil Municipal, Amarildo Gomes, o trabalho de prevenção foi determinante para esse resultado.

“Nós trabalhamos muito antes do inverno com a Patrulha da Chuva, desentupindo bueiros, limpando os igarapés. Tudo isso fez com o que o nosso resultado tenha sido positivo, mas o principal foi a retirada das famílias das áreas de risco, muito importante para diminuir as ocorrências”, afirmou.

FONTE: RORAIMA EM TEMPO

http://roraimaemtempo.com/rio-branco-baixa-e-moradores-de-caracarai-que-estavam-desabrigados-voltam-para-casa/

Edumar Junior
edumar@roraimaemtempo.com.br
27.07.2018 | 8h17

Foto: Edinaldo Morais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *