RR – Balanço geral da Operação Inverno 2018

O Corpo de Bombeiros Militar de Roraima (CBMRR) por meio da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDC) informa que está mantendo ações efetivas em conjunto com as Coordenadorias Municipais de  Proteção e Defesa Civil (COMPDC) nas regiões afetadas pelas chuvas. 

Até o início da manha de hoje (6), existem 18 frentes de ação emergencial, onde são enviados diariamente equipes de bombeiros para atuação nessas localidades.

A CEPDC informa ainda que a primeira resposta é do município, e que a Defesa Civil Estadual atua com suporte nos casos que excedam a capacidade do município em responder as necessidades com meios próprios. Nesse sentido a contabilização do número de desabrigados e desalojados referente à atuação dos bombeiros pautam-se nas ações emergenciais atendidas pela Corporação. Que o número preciso sobre desabrigados e desalojados por município devem ser ratificados pelas COMPDC em cada região.

A CEPDC registrou o apoio a pessoas afetadas com a necessidade de remoção nos Municípios de Cantá e Caracaraí. Nos dois municípios houve apoio e atendimento às pessoas que precisaram ser removidas. Na Vila Vintém, município de Cantá os bombeiros atenderam um família (desalojada). Em Caracaraí os dados correspondem à remoção de 20 famílias (desalojadas) que receberam apoio e atenção da CEPDC no transporte para as casas de familiares e foi contabilizado o transporte de seis famílias conduzidas para abrigos (desabrigados), desse total três famílias foram acomodadas no abrigo instalado no Centro de Referencia de Assistência Social (CRAS) e três famílias na Creche Pingo d e Gente, ambos na sede daquele município.

As ações da CEPDC são atualizadas diariamente ao final do dia, quando as equipes finalizam o monitoramento das áreas de vulnerabilidade. Frente às ações da Defesa Civil Estadual o CBNMRR está com equipes nas seguintes localidades:

Vicinal 28 do município de Caroebe, onde os militares realizaram a instalação de um cabo de aço para o apoio no escoamento da produção; Também ocorre o monitoramento diário na Vicinal Tamandaré em Mucajaí. Em Amajarí, Região do Ereu e igarapé Aramaxim as equipes atuam na baldeação dos moradores, além de apoio emergencial as comunidade de Bom Jesus e Acará;

No munícipio de Cantá, ao longo da BR 432 o CBMRR vem atuando em parceria com o DNIT e PRF no monitoramento do nível do rio cachorro e na sinalização dos pontos de alagamento, bem como, realizam monitoramento diário nas pontes que dão acesso as comunidades da Serra Grande I e II;

Na área rural de Boa Vista o CBMRR mantem equipes de bombeiros na Balsa do Passarão em apoio a COMPDC na travessia do rio Uraricoera. No município de Alto Alegre os bombeiros realizam a retirada de gado ilhado nas propriedades rurais daquela localidade que estão alagadas.

Em Caracaraí o executivo municipal está atuando efetivamente em conjunto com a CEPDC no monitoramento das famílias, que vivem em áreas de risco, com intuito de serem realocadas para ambientes seguros caso seja necessário. A Central 153 daquele município está em funcionamento para atende às demandas da população e disponibilizou caminhões e equipes 24h para dar suporte às pessoas afetadas pela cheia.

Apesar do número 199 da Defesa Civil Estadual está momentaneamente desativado, o CBMRR esclarece que o número 193 equivale ao número emergencial da Defesa Civil e que todas as solicitações de socorro estão sendo atendidas. Nesse sentido, a população pode adotar o canal 193 do Corpo de Bombeiros para as solicitações de emergência em decorrência dos eventos adversos provocados pelo inverno.

Ainda como ação da Operação Inverno 2018, e em consequência da grande quantidade de chuvas e a da elevação do nível do Rio Branco em todo o Estado de Roraima, o Governo do Estado, por meio da CBMRR/CEPDC, está com a campanha #ArrecadaRR.

A Campanha #ArrecadaRR tem por objetivo receber doações de água potável e alimentos não perecíveis para assistir às famílias afetadas pelas chuvas e cheias do Rio Branco. Para contribuir com a campanha #ArrecadaRR e ajudar quem mais precisa, as doações podem ser entregues todos os dias de 8h as 20h no Quartel do Comando Geral do CBMRR, localizado na Avenida Venezuela, nº 1271, próximo ao Viaduto Pery Cardoso Lago.

A CEPDC está com guarnições diárias de sobreaviso em decorrência da OPERAÇÃO INVERNO 2018, para pronto emprego em possíveis demandas e para atender as situações de emergência ocasionada pelas chuvas e conta com apoio da Marinha do Brasil, COMPDC’s, além de outros órgãos como a ELETROBRAS e PRF que estão empenhados nos esforços e ações efetivas de pronta resposta para minimizar os efeitos negativos ocasionados pela cheia dos rios e igarapés em Roraima.

FONTE: Governo de Roraima

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *