Rio Branco sobe mais 14cm e atinge cota de alerta em Boa Vista

O nível do rio Branco continua subindo em Roraima, conforme monitoramento do Sistema de Alerta Hidrológico da Bacia do rio Branco operado pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM).

Na capital do Estado, o rio Branco subiu mais 14 cm e atingiu a cota de alerta. Às 18h (horário de Brasília) e 17h em Roraima, o Sistema de Alerta Hidrológico (SAH) do rio Branco registrou o nível de 8,01 metros em Boa Vista. Em Caracaraí, o rio alcançou 9,28 m nesta quarta-feira, dia 04/06. A previsão para o fim da manhã desta quinta-feira é que o rio chegue a 9,36 m.

Conforme a engenheira hidróloga da CPRM, responsável pelo SAH Rio Branco, Luna Gripp Simões Alves, o rio continua subindo em Caracaraí, mas reduziu sua velocidade de subida, subindo apenas 2cm da virada da noite de ontem para hoje. Em Boa Vista, o rio atingiu a cota de alerta e também encontra-se subindo”, relatou.

O rio entrou em alerta em Caracaraí (8,50 metros) na quinta-feira, dia 28/06, quando foi emitido o primeiro Boletim Extraordinário do SAH Branco dirigido aos órgãos de defesa Civil. O nível do rio Branco começou a subir expressivamente a partir da segunda quinzena de junho. Estão sendo emitidos boletins diários com previsões para Caracaraí e Boa Vista.

O rio Branco é formado pela junção dos rios Tacutu e Uraricoera. Na capital Boa Vista a previsão das cotas é realizada com 12 horas de antecedência. Em Caracaraí a previsão é ainda maior, com 24 horas de antecedência. Esta previsão pode mitigar perdas para uma população de 340 mil pessoas.

Mais informações sobre o SAH-Branco podem ser obtidas no http://www.cprm.gov.br/sace/branco  (disponível em 2018)

FONTE: Roraima em Foco  –  https://roraimaemfoco.com/2018/rio-branco-sobe-mais-14cm-e-atinge-cota-de-alerta-em-boa-vista/  (disponível em 2018)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *