Sistemas agroflorestais: sucesso na Resex Chico Mendes

Os sistemas agroflorestais combinam o plantio de espécies florestais com culturas agrícolas. Uma experiência realizada pela Embrapa Acre em parceria com o agricultor familiar João Evangelista, no seringal Porvir, localizado na Reserva Extrativista Chico Mendes, em Epitaciolândia, AC, mostra que essa alternativa produtiva é economicamente viável e proporciona ganhos ambientais.

Instalado há 5 anos em dois hectares, o arranjo concilia o plantio de seringueiras, açaizeiros, castanheiras, bananeiras e culturas anuais como milho e feijão. Os cultivos consorciados registraram boa produtividade e, além da renda com a produção de milho e feijão, o agricultor comercializa a produção de banana de cerca de mil cachos por ano.

Hoje, a propriedade do seu João é modelo na Reserva Extrativista Chico Mendes e tem comprovado a viabilidade do sistema. Outro resultado importante é a geração de informações técnicas sobre a implantação e manejo das espécies, que contribuem para ampliar o uso desses sistemas.

O WWF/Brasil e a Cooperativa Central de Comercialização Extrativista (Cooperacre) têm colaborado  para a implantação de novos SAFs e avaliação técnica dos que já foram implantados. A parceria tem sido fundamental para divulgar a experiência entre os agricultores da região e estimular a adoção dessa alternativa de produção. O agricultor Severino da Silva Brito, também morador da Reserva Chico Mendes, participou de uma capacitação da Embrapa e conheceu o sistema agroflorestal do seu João.

A disseminação dos sistemas agroflorestais e a continuidade dessas iniciativas contam com o apoio do Projeto Bem Diverso, fruto de uma parceria entre a Embrapa e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), financiado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF). Liderado pela Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília/DF), o programa desenvolve ações nos diferentes biomas do Brasil e tem como principal objetivo conservar a biodiversidade brasileira e gerar renda para comunidades tradicionais e agricultores familiares.

Saiba como sintonizar.

No site http://www.embrapa.br/diacampo você acessa a grade completa da programação, além de reportagens dos programas.

Priscila Viudes (MTb 030/MS)
Embrapa Acre

Contatos para a imprensa

Telefone: 68 3212-3250

Mauricília Silva (MTb 429/AC)
Embrapa Acre

Contatos para a imprensa

Telefone: 61 3448-1581

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *