SFB oferece cursos em manejo florestal

Primeiras turmas estão voltadas para o manejo da castanha e do açaí. Interessados podem se inscrever até 24 de junho.   

     

Termina nesta segunda-feira (24/06) o prazo de inscrições para os cursos de “Manejo Florestal da Castanha” e “Manejo Florestal do Açaí”. As capacitações são gratuitas e serão disponibilizadas pelo portal de educação a distância Saberes da Floresta, lançado pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB) no dia mundial do Meio Ambiente (05/06).

O ambiente de aprendizagem é voltado para técnicos extensionistas, lideranças socioambientais, gestores públicos, professores, estudantes e trabalhadores do setor florestal. Tem por objetivo difundir informações sobre as florestas brasileiras e promover boas práticas de manejo sustentável.

Até o final do ano deverão ser lançados mais dez cursos auto instrucionais, com duração entre 20 e 40 horas. Entre os cursos previstos estão introdução às associações e cooperativas, concessões florestais, manejo florestal de impacto reduzido e florestas do Brasil.

ACESSIBILIDADE

Os cursos foram construídos em uma linguagem dialógica que busca aliar o conhecimento técnico com os saberes tradicionais e as regionalidades. A acessibilidade também foi uma preocupação no desenvolvimento do portal: os cursos possuem legendas em português e tradução para libras.

De acordo com o diretor de Cadastro e Fomento Florestal, Carlos Eduardo Sturm, o nome, “Saberes da Floresta”, foi escolhido por refletir as diversas fontes de conhecimentos e a diversidade de públicos que o portal busca formar.

“Está na missão do Serviço Florestal Brasileiro difundir informações e promover o uso sustentável das florestas. Com o portal esperamos ampliar a escala das nossas ações educativas e contribuir para que as florestas sejam vetor de desenvolvimento”, afirmou.

CURSOS ABERTOS

Os cursos “Manejo Florestal da Castanha” e “Manejo Florestal do Açaí” têm duração de 20 horas e podem ser feitos conforme a disponibilidade do usuário, por computador, tablet ou celular. Duas duplas de personagens, que representam técnicos extensionistas e população tradicional, conduzem os cursos, que também contam com outros recursos didáticos como áudios, ilustrações e animações.

Os inscritos que concluírem a capacitação com o mínimo 60% de aproveitamento poderão solicitar certificados.

GESTÃO FLORESTAL

O portal Saberes da Floresta foi desenvolvido com recursos do projeto Gestão Florestal para a Produção Sustentável na Amazônia. O projeto, que conta com recursos do banco alemão KfW, tem como objetivo promover o desenvolvimento socieconomico e a conservação das florestas na Amazônia Legal com base no uso sustentável dos recursos florestais.

Pelo portal também poderão ser ofertadas capacitações para turmas fechadas, realizadas em parceria com instituições de ensino que tenham cursos voltados para a temática florestal.

Veja o vídeo de apresentação do portal e faça já a sua inscrição.

 

Por: Assessoria de Comunicação do SFB – (61) 2028-7155

 


Assessoria de Comunicação Social (Ascom/MMA)
(61) 2028-1227/ 1311/ 1437
imprensa@mma.gov.br

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *