Presidente da Funai conhece o Programa Waimiri Atroari

No último dia 20, o Presidente da Funai, Wallace Bastos, junto com o Coordenador da Frente de Proteção Etnoambiental Waimiri Atroari, Walter Gumerson, e o Assessor da Presidência da Funai, Artur Nobre Mendes, acompanhou o Ministro da Defesa, General Joaquim Silva e Luna, à Terra Indígena (TI) Waimiri Atroari, localizada na divisa entre os estados do Amazonas e Roraima. Também estavam presentes o Comandante Militar da Amazônia, General Cesar Augusto Nardi de Souza, e o Almirante Carlos Eduardo Horta Arentz, Subchefe de Política e Estratégia do Ministério da Defesa.

Foto: Funai

Em sua ida, Bastos conheceu a comunidade indígena e o Programa Waimiri Atroari (PWA), uma parceria entre a Funai e a Eletronorte, criado e idealizado pelo sertanista Porfírio Carvalho em 1988, que possibilitou que a comunidade tivesse acesso a vários serviços sociais. Por meio do PWA, as comunidades têm acesso a uma médica; dois dentistas; técnicos em enfermagem; um agente de saúde indígena; um laboratorista indígena; além de alfabetização na língua materna; cursos de capacitação e formação de professores indígenas; repasse de conhecimento tecnológico; cursos de edição de vídeo, corte e costura, antropologia e português; criação de aves, ovinos, caprinos, bovinos e piscicultura; comercialização do artesanato Wamiri Atroari; energia solar em todas as aldeias e controle de doenças, como a vacinação de 100% da população.

A reunião foi aberta pelo consultor do PWA, Walter Blos, que apresentou a história do povo Waimiri Atroari e seu processo de contato com a sociedade brasileira. Complementando, Artur Mendes fez um histórico da implementação do PWA naquela TI, destacando as melhorias obtidas até o momento nas condições de vida daquele povo e enfatizando a importância da continuidade do Programa para a consolidação desses ganhos. Para Artur, “O PWA é uma parceria bem sucedida, que pode servir de exemplo para outros casos de interferência de empreendimentos em Terras Indígenas”.

Foto: Funai

No encontro, o Ministro Joaquim Luna fez uma visita de cortesia aos Waimiri Atroari, considerando a relação de amizade construída na década de 90, durante a pavimentação da BR 174. O Ministro se colocou à disposição dos indígenas para intermediar qualquer assunto que a comunidade queira levar ao Governo Federal.

Da mesma forma, o Presidente da Funai teve a oportunidade de estabelecer uma relação mais estreita com a comunidade Waimiri Atroari no tratamento e condução de assuntos do interesse comum. Bastos enfatizou: “eu vim aqui para reafirmar os compromissos já estabelecidos pela Funai antes de minha posse no sentido de respeitar e levar em consideração as decisões anteriormente tomadas pelos indígenas na sua relação com o Governo Federal”.

Ascom/Funai – Presidente da Funai conhece o Programa Waimiri Atroari — Fundação Nacional dos Povos Indígenas (www.gov.br)  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *