Ibama impede avanço de desmatamento em cinco municípios de MT

Agentes ambientais do Ibama apreendem trator usado para desmatar ilegalmente vegetação nativa da Amazônia

Foto: Ibama

Operação realizada pelo Ibama em conjunto com a Força Nacional para coibir o desmatamento ilegal em florestas nativas nas regiões centro-norte e noroeste de Mato Grosso resultou até o momento no embargo de 1.418 hectares em cinco municípios.

Agentes ambientais apreenderam 12 tratores, 1 pá carregadeira, 5 caminhões, 3 motos e 88 metros cúbicos de madeira. Foram aplicados 11 autos de infração, que totalizam cerca de R$ 4 milhões.

Alertas do Sistema de Detecção do Desmatamento na Amazônia Legal em Tempo Real (Deter-B) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), associados à análise de imagens de satélite, permitiram às equipes de fiscalização interromper a abertura de novas áreas por corte raso.

“A apreensão dos equipamentos usados em infrações ambientais, prevista no Decreto 6.514/2008, é estratégica para impedir a continuidade do dano e descapitalizar os infratores”, disse o chefe da Unidade Técnica do Ibama em Juína (MT), Evandro Selva, que coordenou a operação. As máquinas apreendidas pela fiscalização estarão à disposição de demandas públicas de prefeituras da Amazônia.

Segundo a superintendente do Ibama em Mato Grosso, Lívia Martins, a entrada de madeira ilegal no comércio torna a concorrência desleal e compromete a viabilidade de empreendimentos de base florestal autorizados.

A operação será mantida por prazo indeterminado.

Foto: Ibama

Assessoria de Comunicação do Ibama
imprensa@ibama.gov.br
061 3316 1015

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.