Embrapa promove exposição sobre a cultura do cupuaçu em Roraima

Arquivo Embrapa Roraima - Exposição trará programação interativa, com destaque para as ações do Projeto Cupuaçu Forte

Exposição trará programação interativa, com destaque para as ações do Projeto Cupuaçu Forte.      

A Embrapa Roraima realizará neste sábado, no Roraima Garden Shopping, a exposição de encerramento do Projeto Cupuaçu Forte, trazendo o tema ‘Cupuaçu: do cultivo à mesa’. A programação do evento contará com painel interativo sobre a cultura, degustação de produtos à base do fruto, ensaio fotográfico e distribuição de mudas. A exposição será realizada com apoio da ALIDICIRR (Aliança para o Desenvolvimento das Comunidades Indígenas de Roraima) e patrocínio da Petrobras através do programa Petrobras socioambiental.

Durante os quatro anos de duração do Cupuaçu Forte (2014 a 2018), o projeto buscou contribuir para o aumento da produtividade do cupuaçuzeiro em Roraima, viabilizando alternativas e tecnologias para a produção, manejo de pragas e doenças e processamento de subprodutos do cupuaçu.

De acordo com a coordenadora do projeto e pesquisadora da Embrapa Roraima, Hynameyka Lima Primo, os trabalhos foram desenvolvidos nos municípios de Pacaraima, Rorainópolis, Cantá e Boa Vista, atingindo um público de produtores da agricultura familiar e de comunidades indígenas, técnicos agrícolas, estudantes e juventude rural.

“Ficamos extremamente felizes em poder contribuir para o Estado, transferindo as pesquisas e trabalhos da Embrapa para os produtores de cupuaçu da região. O projeto Cupuaçu Forte teve, desde seu início, o intuito difundir as tecnologias para o plantio, aproveitamento do fruto e, principalmente, no controle da vassoura-de-bruxa. O cupuaçu é extremamente valorizado no mercado e, por isso, é importante que haja incentivo para o aumento da produção em Roraima, que tem todas as condições para o cultivo do fruto”, destaca a pesquisadora.

Impacto
Das diversas ações realizadas pelo projeto, destaque para a inauguração da agroindústria ‘Cupuaçu Forte’, no município de Pacaraima, voltada para o beneficiamento pós-colheita do cupuaçu. Com capacidade para processar até 100 quilos de polpa por hora, a iniciativa beneficiará mais de 80 produtores do município por meio da agregação de valor e comercialização de produtos, como geleias, doces e biscoitos.

O projeto também promoveu 45 eventos de capacitação, como cursos, palestras e treinamentos; além de instalação de 20 Unidades Demonstrativas para cultivo do cupuaçu, controle da vassoura-de-bruxa e aproveitamento de resíduos; doação de mais de quatro mil mudas a produtores do Estado e elaboração de sete publicações técnicas envolvendo a produção e agroindustrialização do cupuaçu.

Foto: Arquivo Embrapa Roraima

Serviço:

A Exposição ficará disponível de 30 de junho a 04 de julho, das 13h às 22h, na entrada principal do Roraima Garden Shopping.

Clarice Rocha (MTb 4733/PE)
Embrapa Roraima

Contatos para a imprensa

Telefone: (95) 4009-7114

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

roraimacupuaçuvassoura-de-bruxaexposição

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *