Ibama combate desmatamento e garimpo de cassiterita na TI Tenharim do Igarapé Preto (AM)

Agentes do Ibama desativam garimpo na Terra Indígena Tenharim do Igarapé Preto, no Amazonas

Ação realizada pelo Grupo Especializado de Fiscalização (GEF) do Ibama no sul do Amazonas resultou na desativação de 4 escavadeiras hidráulicas, 1 retroescavadeira, 2 motobombas e 1 caminhonete usadas em garimpos ilegais na Terra Indígena (TI) Tenharim do Igarapé Preto (AM).

A operação combate ilícitos ambientais como exploração mineral e extração de madeira em Terras Indígenas e Unidades de Conservação no noroeste de Mato Grosso e no sul do Amazonas.

A região abriga extensos maciços florestais que sofrem pressão de grupos criminosos. O Plano Nacional Anual de Proteção Ambiental (Pnapa) do Ibama prevê ações de fiscalização regulares na região para impedir o furto de madeira, a degradação ambiental e a contaminação dos corpos hídricos.

“O patrulhamento realizado pelo GEF no sul do Amazonas reforça outras ações do Instituto. A desativação do maquinário permite cessar o dano ambiental e descapitalizar os infratores”, diz o coordenador de Operações de Fiscalização, Roberto Cabral.

Com 87,4 mil hectares, a TI Tenharim do Igarapé Preto está localizada no município de Novo Aripuanã (AM).

O Ibama investiga os responsáveis pelas atividades ilegais na TI. Todas as informações obtidas durante a operação serão encaminhadas ao Ministério Público Federal (MPF) para abertura de processos criminais.

Assessoria de Comunicação do Ibama