Semana dos Povos Indígenas traz a cultura Xavante para dentro de Barra do Garças

No dia 19 de abril, em que se comemora internacionalmente o dia dos povos indígenas, as ruas de Barra do Garças serão palco da tradicional disputa da corrida da tora de buriti praticada pelo povo Xavante, chamada de ui’wede.

Trata-se de uma corrida de revezamento, na qual dois grupos etários Xavante disputam a dianteira, carregando uma tora de buriti que pode chegar a pesar 100 quilos. A concentração ocorrerá às 8h no Porto do Báe, com a pintura corporal e preparação dos grupos.

Essa atividade integrará a Semana dos Povos Indígenas, composta por um conjunto de atividades educativas e culturais que visam aprimorar o conhecimento da população de Barra do Garças sobre a cultura indígena, em especial do povo Xavante. O evento acontecerá de 16 a 20 de abril e é promovido pela Coordenação Regional Xavante da Funai em parceria com o Núcleo de Produção Digital da UFMT – Campus Universitário do Araguaia, Centro de Formação e Atualização de Profissionais da Educação Básica – Cefapro de Barra do Garças, Escola Estadual Nossa Senhora da Guia, com apoio do Conselho Municipal de Política Cultural de Barra do Garças, Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público – Sintep de Mato Grosso e da Prefeitura Municipal de Barra do Garças.

As atividades começaram no dia 16 de abril na UFMT, com a exposição fotográfica Höimanadzé duré uiwede – Cultura e Buriti. A jornalista e fotógrafa Ana Caroline de Lima vai expor sua produção junto à comunidade Xavante da aldeia Ripá, localizada na Terra Indígena Pimentel Barbosa. Em suas andanças, a fotógrafa conviveu com povos como os Rajasthani na Índia, os Quechua no Equador e Peru, Black H’Mong no Vietnã, Intha e Chin no Myanmar, além de comunidades indígenas e campesinas no Brasil. A exposição segue para a Coordenação Regional Xavante nos dias 18 a 20, com apresentação da fotógrafa.

Durante a semana toda haverá programação direcionada aos estudantes das escolas da cidade. Pelas manhãs, ocorrerão palestras para os estudantes das escolas estaduais barra-garcenses sobre atualidades dos povos indígenas e especificamente do povo Xavante, ministrada por equipe interdisciplinar. Já nas tardes, as escolas estaduais interessadas poderão agendar para levar estudantes de 1º a 5º ano para assistir a curtas indígenas numa programação direcionada para o público infantil. A inscrição para a oficina para educadores e o agendamento de palestra para escolas e de sessão de curtas indígenas infantis deverão ser feitos junto à equipe de formação indígena no Cefapro.

Até o dia 19, a população poderá conhecer mais da cultura Xavante participando das sessões de filmes Iró’opoto Uptabi – Cine Autêntico, que acontecerá às 4 da tarde no auditório da Coordenação Regional Xavante, e no dia 19 contará com debate com o cineasta Xavante Divino Tserewahú. Além dos filmes e da exposição fotográfica, a CR exibirá seu acervo da cultura material Xavante durante toda a semana.

O encerramento da semana dos povos indígenas acontecerá na aldeia São Marcos, com a apresentação musical do grupo Tsawidi, de música contemporânea Xavante. Durante o show, o Núcleo de Produção Digital (UFMT- Campus Araguaia) fará a gravação inédita para produção do primeiro DVD do grupo.

Todas as atividades são gratuitas e abertas à toda população, exceto aquelas direcionadas às escolas.

Confira a programação completa:

• Exposição fotográfica Höimanadzé duré ui’wede – Cultura e Buriti, de Ana Caroline de Lima
16 e 17 de abril – Centro de Vivência UFMT
16/4 às 19:00 – Visita guiada
19 e 20 de abril – Coordenação Regional Xavante da Funai
19/4 às 15:00 – Palestra de abertura com fotógrafa
• Exposição da cultura material Xavante
16 a 20 de abril – Coordenação Regional Xavante da Funai
• Sessões Iro’ópoto Uptabi – Cine Autêntico
16 a 19 de abril às 16:00 – Auditório da Coordenação Regional Xavante da Funai
• Sessão de curtas indígenas para escolas
16 a 20 de abril às 13:00 – Cefapro (agendamento para escolas no Cefapro)
• Palestra nas escolas sobre os povos indígenas
16 a 20 de abril às 7:00 e às 9:00 – agendamento para escolas no Cefapro
• Oficina de vivência da cultura Xavante para educadores
17 de abril às 19:00 – Sintep (inscrições no Cefapro)
• Ui’wede – Corrida de tora em Barra do Garças (a confirmar)
19 de abril às 8:00 – Concentração às 8:00 no Porto do Baé
• Apresentação musical do Grupo Tsawidi na Aldeia São Marcos (a confirmar)
21 de abril às 16:00 – Aldeia São Marcos, Terra Indígena São Marcos

 

Endereços:

• UFMT – Campus Universitário do Araguaia
Avenida Valdon Varjão, nº 6.390
• Sintep
Rua Goiás, 253 – Centro
• Cefapro
Rua Pires de Campos, 540 – Centro
• Coordenação Regional Xavante
Av. Coronel Cristino Cortes, s/n, ao lado do Super Pastel – Cidade Velha

 

 

Maíra Ribeiro

CR Xavante

FONTE: ASCOM/FUNAI

http://www.funai.gov.br/index.php/comunicacao/noticias/4847-semana-dos-povos-indigenas-traz-a-cultura-xavante-para-dentro-de-barra-do-garcas

http://www.funai.gov.br/index.php/comunicacao/noticias/4847-semana-dos-povos-indigenas-traz-a-cultura-xavante-para-dentro-de-barra-do-garcas?start=1#

class=

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*