MPF recomenda que Santo Antônio Energia restaure Marco Rondon

Foto: MPF/RO

A conservação do Marco Rondon, localizado no bairro Triângulo, em Porto Velho (RO), tem importante valor histórico e cultural para Rondônia e para o país. Reconhecendo a necessidade de cuidados que o patrimônio precisa, o Ministério Público Federal (MPF) recomendou à empresa Santo Antônio Energia que restaure o Marco Rondon, deteriorado pelo avanço das águas do Rio Madeira.

A obrigação da empresa foi assumida por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta celebrado com o Ministério Publico de Rondônia

Na recomendação, o MPF também pede que a restauração tenha participação de profissionais com experiência no trato com o patrimônio cultural, que seja enviado ao órgão um cronograma de atividade que será realizada no local e que, após a execução do trabalho, sejam entregues documentos que comprovem a restauração do Marco Rondon. Ao Estado de Rondônia, a orientação é para acompanhar o cumprimento da responsabilidade da Santo Antônio Energia – uma vez que o “Marco Rondon” consta na lista de bens culturais tombados pelo estado.

Em uma vistoria feita no local, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) informou ao MPF que não houve ações de recuperação e conservação adequadas. Além disso, a Superintendência de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e do Lazer (Sejucel) tentou marcar uma reunião com a Santo Antônio Energia, para conversar sobre o laudo técnico que demonstra grau de deterioração no Marco Rondon, mas não obteve resposta.

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal em Rondônia
Fones: (69) 3216-0511 / 98431-9761
Email: prro-ascom@mpf.mp.br
www.mpf.mp.br/ro
Twitter@MPF_RO

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.