Exploração petrolífera pode extinguir bioma único na Amazônia, diz ONG

Foto: Divulgação/Greenpeace

O recife de corais da Amazônia foi descoberto em 2016 e segundo o Greenpeace, já nasce extinto.

Descoberto em 2016, o recife de corais da Amazônia, que fica na região do Amapá, tem chamado a atenção de ambientalistas, pesquisadores e protetores do bioma amazônico, não só pelo fato do achado em uma área considerada cientificamente improvável, mas também pelos impactos que já podem sofrer com a exploração petrolífera da região.

Esponjas amarelas, entre outras espécies, se misturam a algas e rodolitos (Foto: ©Greenpeace)
Crédito obrigatório: Divulgação/Greenpeace

Para conhecer melhor a recente descoberta, o Greenpeace, organização que atua na defesa do meio ambiente, está desenvolvendo uma segunda expedição, que começou no dia 2 de abril e segue até o final do mês, com um grupo de pesquisadores a bordo do navio Esperanza.

Foto: Divulgação/Greenpeace

No ano passado já foi percorrido os setores centrais e sul, e nesta expedição, o navio percorrerá o setor norte dos recifes, com pesquisadores que coletarão novas amostras para análises, já dentro do navio. Um sonar é usado para mapear os corais, uma câmera submarina para fazer o registro fotográfico, e com o robô submarino para coleta.

Estão sendo coletadas esponjas, corais e rodolitos (algas calcárias), além de outras espécies que vivem no bioma. Também serão estudadas as correntes marítimas.

Thiago Almeida, especialista em Energia do Greenpeace, que também está embarcado, relata que a expedição tem o objetivo de entender melhor o recife de corais.

“Estamos na segunda expedição, e pretendemos aprofundar o conhecimento desse bioma único recém-revelado ao mundo, e já ameaçado pela industria petrolífera, que pretende explorar petróleo, ao lado dos corais”, disse. 

Para Thiago, o grande desafio para que se manter os corais, é vencer a questão petrolífera que só aguarda a licença para exploração do petróleo na região, e isso leva à urgência de se discutir a questão.

“A licença para a Total explorar o petróleo na região pode sair a qualquer momento, e as empresas explorando lá, há o risco do vazamento, que pode atingir os corais. A própria Total fala em 30% de risco, mas esse número pode ser ainda maior, se levarmos em conta a forma como se dará a exploração”, disse.

Importância dos Corais

Os recifes de corais são importantes para o combate das mudanças climáticas, do aquecimento global e manutenção da vida marinha, é o que Thiago Almeida afirma. Confira no vídeo.

Por: William Costa
Fonte: Portal da Amazônia

VER MAIS EM: amazonia.org

http://amazonia.org.br/2018/04/exploracao-petrolifera-pode-extinguir-bioma-unico-na-amazonia-diz-ong/   

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *