#ABRILindígena: no mês do índio, atividades discutem direitos indígenas e dão visibilidade aos povos originários

O Ministério Público Federal (MPF) promove, durante todo o mês de abril, a mobilização #ABRILindígena. Com o objetivo de celebrar o mês do índio e dar visibilidade a essas populações e aos problemas que as afetam, serão realizadas reuniões, simpósio, exposições e lançamentos de vídeos, entre outras atividades (veja agenda abaixo). “O Abril Indígena é uma expressão de que ser brasileiro é também celebrar e realçar nossas origens. E, nas nossas origens, estão os nossos índios”, explica Luciano Mariz Maia, vice-procurador-geral da República e coordenador da Câmara de Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais do MPF (6CCR).

Imagem: Secom / PGR

Durante todo o mês, as contas do Ministério Público Federal nas redes sociais vão trazer postagens sobre o tema, discutindo a importância de reforçar a proteção e fortalecer os direitos dos povos indígenas brasileiros. Serão realizadas ainda uma exposição fotográfica sobre a identidade indígena no Brasil contemporâneo e o lançamento do documentário “Marãiwatsédé – O Resgate da Terra”.

Também está entre os eventos previstos para o mês de abril o simpósio “Desafios e perspectivas sobre temas atuais dos direitos indígenas no Brasil”. Promovido pela 6CCR/MPF, Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), Universidade Católica de Brasília (UCB) e Universidade de Brasília (UnB), a atividade vai reunir especialistas, representantes estatais e de órgãos indigenistas, associações indígenas, estudantes, membros e servidores do Ministério Público da União (MPU) e demais interessados para debater temas da questão indígena relacionados a identidade, mobilidade, territórios, violência, entre outros assuntos que afetam esses povos atualmente.

CONFIRA A AGENDA COMPLETA

10 e 11 de abril
Reunião de Grupos de Trabalho e Planejamento Temático da Câmara de Populações Indígenas e Comunidades Tradicionais
Local: Hotel Royal Tulip Brasília Alvorada
Realização: 6CCR

De 12 a 14 de abril
Simpósio “Desafios e perspectivas sobre temas atuais dos direitos indígenas no Brasil”
Local: Escola Superior do Ministér0io Público da União (SGAS Av. L2 Sul, Quadra 604)
Realização: Escola Superior do MPU e 6CCR
Saiba mais.

De 12 a 20 de abril
Exposição fotográfica “Identidade indígena no Brasil contemporâneo”
Mostra com 15 fotografias do repórter fotográfico Leonardo Prado, retratando o cotidiano de diversas etnias indígenas do Brasil.
Local: Escola Superior do Ministério Público da União (SGAS Av. L2 Sul, Quadra 604)
Realização: ESMPU

De 16 a 20 de abril
Exibição do documentário Marãiwatsédé – O Resgate da Terra
TV Justiça, diversos horários
Documentário produzido pela Secretaria de Comunicação Social do MPF e pela produtora Chá com Nozes, sobre a remoção forçada dos Xavante de Marãiwatsédé de sua terra tradicional, durante a ditadura militar, e a reconquista da terra.

19 de Abril
Lançamento do Memorial das Composições da Câmara de Populações Indígenas e Comunidades Tradicinais (6CCR) no Aldeia da Memória
Local: Memorial do MPF, às 10h
Realização: 6CCR

Secretaria de Comunicação Social
Procuradoria-Geral da República
(61) 3405-6406 / 6415
pgr-imprensa@mpf.mp.br
facebook.com/MPFederal
twitter.com/mpf_pgr  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *