Espaço Brasil exibe para o mundo boas práticas nacionais relacionadas a água

Em cada Fórum Mundial da Água, o país anfitrião monta um espaço para divulgar suas ações e boas práticas relacionadas aos recursos hídricos. Na edição brasileira do Fórum não será diferente e o País mostrará suas iniciativas de sucesso no Espaço Brasil, que é coordenado pela Agência Nacional de Águas (ANA) e pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA). O estande ficará na Expo, área paga do evento, nas tendas no estacionamento do Estádio Nacional Mané Garrincha, de 19 a 22 de março, e poderá ser visitado por todos que estiverem inscritos no Fórum.

O Espaço Brasil no 8º Fórum Mundial da Água terá um auditório e a Praça Brasil, onde acontecerão todos os eventos da programação do local. Estão previstas palestras, debates, exibições de vídeos, coffee breaks, brunchs, coquetéis e apresentações culturais — uma delas realizada pela BandANA, formada por servidores da Agência Nacional de Águas. 

Além da ANA e do MMA, outras instituições farão apresentações, como: Presidência da República, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Ministério da Educação (MEC), Serviço Florestal Brasileiro (SFB), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (FUNCEME), Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), entre outras.

No dia 19 a abertura das atividades do Espaço Brasil será feita pelo MMA e pelo IBAMA, que farão palestra sobre o Programa Nacional de Revitalização de Bacias Hidrográficas e sobre a conversão de multas no apoio à política ambiental do Brasil. A ANA apresentará o Programa Produtor de Água e acontecerá entrega de certificados para alunos do mestrado profissional em rede nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (ProfÁgua), entre outras atividades.

Em 20 de março, terça-feira, a ANA e o MMA abrirão a programação do dia com uma apresentação sobre água e mudanças climáticas, que será seguida de outra palestra sobre o tema por parte da Agência, FUNCEME e universidades alemãs. Neste dia os vencedores do Prêmio ANA 2017 e do Prêmio Professores do Brasil terão oportunidade de falar sobre seus projetos para o público internacional. A Agência Nacional de Águas também terá espaços para abordar os temas Programa Despoluição de Bacias Hidrográficas (PRODES), reúso de água, águas subterrâneas, relatórios produzidos com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e discussões estratégicas das ANA.

O dia 21 terá uma apresentação da ANA sobre o Projeto Legado, em que será apresentado o documento 20 Propostas para Aperfeiçoamento dos Marcos Constitucional, Legal e Infralegal da Gestão de Águas no Brasil, aprovado em dezembro de 2017. A Agência também terá falas sobre segurança de barragens, regulação e diálogos políticos sobre recursos hídricos. Outra apresentação será feita com a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) a respeito do Projeto Amazonas: Uma Ação Regional na Área de Recursos Hídricos.

No Dia Mundial da Água, 22 de março, o Espaço Brasil terá em sua programação uma apresentação da ANA com a Secretaria Nacional de Articulação Social (SNAS/PR) sobre o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nº 6, que busca assegurar a disponibilidade e a gestão sustentável da água e saneamento para todas as pessoas. Ainda no tema, serão tratados os indicadores e a implementação da Agenda 2030 no Brasil. No mesmo dia a Agência e o IBGE divulgarão a publicação sobre contas econômicas ambientais no Brasil.

Ainda no encerramento da programação do Espaço Brasil, a ANA abordará a Política Nacional de Segurança de Barragens (PNSB) e o monitoramento qualitativo e quantitativo dos recursos hídricos no País pela Rede Hidrometeorológica Nacional.

A Expo

Durante o 8º Fórum, somente os participantes inscritos no evento terão acesso à Expo, no estacionamento do Estádio Mané Garrincha, e às sessões ordinárias, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, das 9h às 18h, com tradução simultânea, sendo que os idiomas oficiais do evento são o português e o inglês. São previstas 10 mil pessoas na exposição, que contará com pavilhões de países, empresas e instituições que desejam divulgar produtos e serviços para outras empresas, governos e universidades. No Centro de Convenções também haverá as palestras do programa do Fórum. A abertura da Expo será no domingo, 18 de março, às 16h. No dia 19, por volta das 9h, acontecerá a abertura oficial do Fórum no Ulysses Guimarães.

Dentro da Expo os visitantes poderão acessar o Espaço Brasil. Este será o principal espaço onde a ANA fará apresentações de iniciativas da instituição, como o Programa Produtor de Água e o Projeto Legado. O Ministério do Meio Ambiente, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e outras instituições terão oportunidade de apresentar projetos e produtos relacionados aos recursos hídricos. O Espaço Brasil terá um auditório e um espaço aberto, denominado Praça Brasil, onde acontecerão apresentações técnicas e encontros. A BandANA também tocará no local.

Informações

Para mais informações sobre o Espaço Brasil, ligue para os ramais 5637 (Alessandra Daibert) ou 5511 (Flávia Carneiro).

FONTE: ANA – AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS

Programação do Espaço Brasil

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *