Projetos comunitários que visam melhoria de vida de indígenas do Sul do Amazonas receberão apoio

Iniciativa faz parte do Projeto Nossa Terra: Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas do Sul do Amazonas, implementada pelo IEB e pela OPAN e apoiado pela USAID.

FOTO: Instituto Internacional de Educação do Brasil IEB

O Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB) divulgou nesta semana a lista dos 17 projetos comunitários que serão apoiados pelo Projeto Nossa Terra: Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas do Sul do Amazonas, dentro do Programa de Pequenos Projetos.

Implementado pelo IEB e pela OPAN, o Projeto Nossa Terra é apoiado pela USAID, em parceria com as principais organizações indígenas do Sul do Amazonas, com a FUNAI e o ICMBIO.

O edital de chamada dos projetos, com valor de até R$ 10.453,00 , foi direcionado a projetos que visam a implementação da Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas (PNGATI) na região, além de promover a melhoria na qualidade de vida dos indígenas que formam a base da FOCIMP, OPIAJ, OPIAJBAM, APITIPRE, APIJ, APITEM e OPIPAM das calhas dos rios Purus e Madeira.

Os 17 projetos selecionados neste primeiro edital do programa mostram a diversidade das ações desenvolvidas na região. Dentre eles, há propostas com o objetivo do resgatar o conhecimento da medicina tradicional dos antigos, apoiar a melhoria do plantio da castanha e produção de farinha da comunidade. Também há um projeto que envolve o apoio à vigilância territorial e outro para a construção de Centro Comunitário para apoiar as discussões coletivas da comunidade. Veja a lista aqui.

Seleção

De agosto a outubro de 2017, o edital recebeu 33 propostas, sendo 27 para a região do Purus e seis para a região do Madeira. Elas foram analisadas por duas comissões, Purus e Madeira, compostas por IEB, OPAN, FUNAI, CIMI e ICMBIO.

Os projetos precisaram mostrar que seus objetivos e atividades fazem parte de um processo coletivo da comunidade e/ou que são voltados para melhorar e apoiar ações que já estão sendo realizadas pelas comunidades, desde que direcionadas para a implementação da PNGATI.

Ainda neste ano será aberta nova chamada, que pretende atender outras 17 propostas de comunidades.

Projeto Nossa Terra

O Projeto Nossa Terra apoia a gestão das terras indígenas no Sul do Amazonas por meio da geração de alternativas econômicas sustentáveis, da proteção territorial, da recuperação ambiental e do fortalecimento dos modos de vida tradicional para a redução do desmatamento e o equilíbrio do clima.

Desde o início do projeto, em setembro de 2016, as associações indígenas da região vêm demonstrando potencial cada vez maior para gerir com autonomia seus próprios projetos.

O Programa de Pequenos Projetos apoia financeira e tecnicamente o esforço que já vem sendo realizado pelas organizações indígenas locais.

Também tem como objetivo especifico aumentar a implementação da PNGATI na região por meio do fortalecimento das organizações indígenas, construindo os conhecimentos e as habilidades necessárias para escrever e gerenciar com sucesso projetos que realizem ações ligadas aos sete eixos temáticos da PNGATI.

Clique aqui e veja lista de projetos apoiados.

FONTE: IEB

VER MAIS EM:

http://www.iieb.org.br/index.php/notcias/projetos-comunitarios-que-visam-melhoria-de-vida-de-indigenas-do-sul-do-amazonas-receberao-apoio/

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *