Navio Hospital da Marinha do Brasil, Dr. Montenegro, chega a Cruzeiro do Sul

O Navio Hospital da Marinha do Brasil, Dr. Montenegro, já está atracado no Porto da Várzea em Cruzeiro do Sul, desde ontem, quando chegou a cidade vindo de Manaus.

Foto: Ismael Medeiros/Assessoria de Comunicação

Com uma tripulação de 75 militares, desses, 25 profissionais de saúde, o navio deve permanecer na região do Vale do Juruá até o final do mês de março, início de abril.

Na programação, levar atendimento médico, odontológico, realização de exames e distribuição de medicamentos de forma gratuita a população ribeirinha e de comunidades isoladas. A tripulação foi recepcionada pelo prefeito Ilderlei Cordeiro e, também, pelo coordenador administrativo da secretaria de estado de saúde do Juruá, Armédio Cameli.

De acordo com Capitão de Corveta, Armando Neto, Comandante da embarcação, a previsão é de superar números de missões anteriores com mais 15 mil pessoas alcançadas.

“Esperamos fazer um bom trabalho de atendimento hospitalar ao povo do estado do Acre, com tudo que o navio tem de melhor em assistência hospitalar, como exames de mamografia, radiografia, exames de sangue, atendimentos médicos e odontológicos, além do diferencial do navio que é a entrega de medicamentos de forma gratuita para população”, destacou o comandante.

Este ano, também, está mantida a pareceria entre instituições do município e do estado, por meio da Sesacre. Dentro do cronograma de atividades, ainda está previsto ações de saúde, junto as populações indígenas da região. Além disso, o navio está equipado com aparelhos de ultrassonografia, consultórios de odontologia, equipamentos para realização de diversos exames.

Entre os municípios a receber as ações de saúde, Marechal Thaumaturgo é o que mais preocupa, devido ao baixo nível da água do Rio.

Marechal Thaumaturgo, está dentro do planejamento, mas, depende do nível da água. Os atendimentos serão realizados em apoio com equipes das secretarias de Saúde do Estado e prefeitura. Médicos do Exército, também, devem se juntar a força tarefa de atendimentos.

Uma tonelada e meia de medicamento está a bordo do navio pra ser distribuído gratuitamente a população.

Como o nível do rio Juruá continua baixo, a prioridade é de atender moradores de comunidades isoladas ou de difícil acesso.

Com informações de Erisney Mesquita

VER MAIS EM:

http://www.juruaonline.net/acre/navio-hospital-da-marinha-do-brasil-dr-montenegro-chega-cruzeiro-do-sul/

Nível do Rio Juruá dificulta deslocamento de navio-hospital da Marinha para atendimento no Juruá

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *