Livros do Programa de Capacitação em Proteção Territorial disponíveis para download

A Coordenação-Geral de Monitoramento Territorial disponibiliza para download os 7 livros que compõem o Programa de Proteção para Proteção Territorial. 

O Programa de Capacitação em Proteção Territorial é voltado para indígenas e servidores da Funai e tem como objetivo principal promover a construção de estratégias de proteção territorial voltadas para a prevenção de ilícitos dentro de terras indígenas.

Trabalhando temas transversais à proteção territorial, pretende-se levantar discussões junto às comunidades indígenas e servidores da Funai sobre a gestão territorial e ambiental, proporcionando processos educativos centrados na construção de conhecimentos híbridos para o enfrentamento coletivo do conjunto de desafios que se colocam aos povos indígenas e ao órgão oficial indigenista na atualidade. E assim, buscar novas oportunidades e estratégias de desenvolvimento, gestão e proteção das terras indígenas que reconheçam os conhecimentos e as práticas tradicionais indígenas, que respeitem e garantam os direitos, os modos de organização e a autonomia indígena.

Este Programa esteve inserido no PPA 2012-2015 e consta no atual (2016-2019) sendo os módulos de capacitação desenvolvidos pela Funai, com o apoio da Cooperação Alemã para o Desenvolvimento (Deutsche Gesellschaft für Internacional Zusammenarbeit – GIZ). 

Por aperfeiçoar o desenvolvimento profissional dos servidores da Funai, o Programa de Capacitação esta contemplado ainda no Plano Anual de Capacitação da Funai, elaborado a partir do Levantamento das Necessidades de Capacitação.

Fazem parte da coleção os seguintes títulos:

1. Noções Gerais de Legislação Indigenista e Ambiental;
2. Cartografia Básica e Uso de GPS em Terras Indígenas;
3. Prevenção e Monitoramento de Incêndios Florestais em Terras Indígenas;
4. Vigilância e Proteção de Terras Indígenas;
5. Serviços Ambientais: o papel das Terras Indígenas;
6. Monitores Territoriais Indígenas;
7. Uso Preventivo e Manutenção Básica de Equipamentos e Veículos.

Livros para download. 

FONTE: FUNAI

Livros do Programa de Capacitação em Proteção Territorial disponíveis para download

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *