AM – Ipaam e Batalhão Ambiental realizam operação para combater pesca comercial ilegal no rio Uatu

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), em parceria com Batalhão Ambiental da Polícia Militar, desencadeou, no período de 22 de janeiro a 2 de fevereiro, a operação Uatumã direcionada ao combate de atividades de pesca comercial e profissional ilegais na área da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do rio Uatumã, que compreende os municípios de São Sebastião do Uatumã (distante 247 quilômetros de Manaus) e Itapiranga (a 227 quilômetros da capital).

De acordo com o gerente de Fiscalização Ambiental do Ipaam, Abener Brandão, o Decreto nº 17.190/96 proibiu a pesca comercial ou profissional nos corpos d’água que compõem a Bacia Hidrográfica do rio Uatumã e no entorno daquela Unidade de Conservação (UC) por tempo indeterminado. “A pesca está proibida em todas as fases, desde a captura, extração, coleta transporte, conservação, transformação, beneficiamento, industrialização e comercialização”, informou.

A operação Uatumã contou com o apoio de agentes ambientais voluntários do Departamento de Mudanças Climáticas e Gestão de Unidades de Conservação (Demuc), órgão da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema). Na ação, mais de trinta embarcações foram abordadas, duas delas notificadas por transportar uma carga 60,86 metros cúbicos de madeira serrada sem o Documento de Origem Florestal (DOF). O material foi apreendido.

O gerente de Fiscalização Ambiental informou, também, que foram expedidos 16 autos de infração, com aplicação de multas de mais de R$ 122,1 mil pela prática e crimes ambientais, 23 termos distribuídos entre apreensão, depósito, doação, soltura e destruição. Nas embarcações os agentes ambientais encontraram carvão vegetal sem DOF, trator tipo jerico, motosserras, espingardas, além de três jabutis, 17 tracajás e um couro de cotia.

FOTOS: Divulgação/Ipaam   

http://www.ipaam.am.gov.br/noticia.php?cod=1240

FONTE: IPAAM

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *