Presidente da Funai referenda ingresso dos primeiros integrantes Awaete no Conselho Consultivo do Programa Parakanã

Em viagem ao município de Novo Repartimento (PA), no último dia 19, o presidente Franklimberg de Freitas, juntamente com Jader Fernandes, Superintendente de Meio Ambiente e Planejamento da Eletronorte, referendou o ingresso dos Awaete Wawa Parakanã, Maxa Parakanã, Awaekynga Parakanã e Moroyroa Parakanã, primeiros representantes indígenas a participarem do Conselho Consultivo do Programa Parakanã. 

O programa, totalmente financiado pela Eletrobrás e gerenciado pela Funai, foi implantado no intuito de reduzir os impactos povocados pela construção da Usina Hidrelétrica Tucuruí, inaugurada em 1984. As ações são voltadas à vigilância e proteção da Terra Indígena(TI) Parakanã, à saúde, educação e apoio à produção na comunidade. 

Em funcionamento desde 1986, o programa já alcançou consideráveis resultados. Foi possível não só a recuperação demográfica (aproximadamente 1250 indígenas, atualmente, frente a 247, em 1986), mas também o resgate da qualidade de vida e da independência econômica e cultural. Hoje, a TI conta com 18 aldeias, praticamente todas com escola indígena, e o povo Parakanã usufrui de renda própria proveniente do extrativismo da castanha e do açaí. 

Moroyroa Parakanã, um dos novos conselheiros, enxerga a importância da participação indígena no Conselho Consultivo e está disposto a enfrentar o novo desafio. “Para mim vai ser muito importante porque a gente vai participar junto com a Funai e a Eletronorte. Somos nós que sabemos do que estamos precisando e é importante estarmos cientes dos projetos, dos gastos. Eu mesmo poderei explicar tudo à comunidade. Como estamos começando agora, será um pouco difícil, mas aos poucos vamos aprendendo”, comemorou. 

Após participar da reunião ordinária do Conselho Consultivo, Franklimberg visitou a TI Parakanã e, em reunião com as lideranças indígenas, tratou de assuntos diversos como educação, saúde e as obras de pavimentação da BR 230, que devem alcançar a Terra Indígena neste ano. 

Kézia Abiorana

Ascom/Funai

Apoio: Artur Nobre (Presidência) e Reginaldo Portela (CTL em Novo Repartimento)

 

http://www.funai.gov.br/index.php/comunicacao/noticias/4718-presidente-referenda-ingresso-dos-primeiros-integrantes-awaete-no-conselho-consultivo-do-programa-parakana

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *