Evento apresenta 11 cultivares de soja para Roraima

A Embrapa Roraima realizará neste sábado (27/01) Visita Técnica à Unidade demonstrativa em área de produtor com objetivo de apresentar 11 novas variedades de soja da Embrapa para o estado de Roraima. O evento acontecerá na Fazenda Livramento – Rodovia BR 401, das 8h às 12h e tem como público-alvo produtores, engenheiros agrícolas, agentes públicos e lideranças ligadas ao agronegócio. 

Unidade Demonstrativa em área de produtor com 11 cultivares de soja recomendadas para Roraima

 
Durante o evento, os participantes poderão conhecer os experimentos de campo com as cultivares de soja recentemente recomendadas para Roraima e outras que possivelmente serão disponibilizadas aos sojicultores do Estado para a safra 2018. São elas:
 
  • BRS 7980 – Convencional, resistência a cisto, galhas (M.javanica e M.icognita), baixo FR para o Pratylenchus brachyrus;
  • BRS 6980 – Convencional – resistência ao M. javanica;
  • BRS 7880RR – Resistência ao M. javanica;
  • BRS 8781RR – Resistência a galhas (M.javanica e M.icognita);
  • BRS 7280RR – Resistência à ferrugem asiática
  • BRS 8280RR – Resistência a galhas (M.javanica e M.icognita);
  • BRS 9280RR – Baixo FR para o Pratylenchus brachyrus;
  • BRS 7780IPRO – Resistência a galhas (M.icognita)(BT)
  • BRS 9180IPRO – Resistência a lagartas (BT)
  • BRS 8581 – Convencional
  • BRS 8381 – Convencional
A programação contará ainda com palestras técnicas sobre as principais características agronômicas das 11 cultivares, além de informações sobre a época de semeadura, densidade populacional de plantas, fertilidade do solo e tecnologias para o plantio de soja no cerrado.
 
De acordo com o pesquisador Vicente Gianluppi, desde a década de 80 a Embrapa vem desenvolvendo tecnologias para o cultivo econômico e sustentável da soja em Roraima. “Temos uma parceria forte com a Embrapa Soja, Embrapa Cerrados, Fundação Cerrados e com os produtores locais que possibilitam a disponibilização de novas cultivares de soja para a região, com alto potencial genético de produtividade, resistentes às principais doenças e adaptadas às condições edafoclimáticas prevalecentes no Estado”, comenta.
 
O pesquisador explica também que o cerrado de Roraima tem potencial de expansão do cultivo da soja por oferecer vantagens como: disponibilidade de mais de um milhão de hectares de cerrado de fácil mecanização; logística de transporte; proximidade do mercado externo e, produção na entressafra brasileira.
 
A visita técnica conta com o apoio do produtor Álvaro Calegari e da Fundação Cerrados. Mais informações pelo telefone 4009-7161.
 
 

Clarice Rocha (MTb 4733/PE)
Embrapa Roraima

Telefone: (95) 4009-7114

 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *