Arara Shawãdawa optam pela energia sustentável

O povo Arara Shawãdawa da Terra Indígena Arara do Igarapé, interior do Acre, agora pode contar com a energia solar para se beneficiar dos derivados do cocão, palmeira da região do Juruá.

Créditos: Sisa Solar

O projeto, idealizado pelos próprios indígenas via cooperativa Pushuã, foi selecionado no âmbito do Programa de Desenvolvimento Sustentável do Estado do Acre e, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente na região – Sema, recebeu o apoio necessário para se tornar realidade e beneficiar a comunidade na produção da amêndoa seca e carvão, produtos derivados do cocão.

Com o objetivo de diminuir o uso do óleo diesel, os Shawãdawa optaram por utilizar uma fonte de energia renovável e sustentável: a energia solar. Com o apoio direto da Sema no financiamento, assistência técnica e capacitações, semana passada, na aldeia Raimundo Vale, a comunidade indígena já pôde ver 80% de sua fábrica de extração funcionar à base de energia limpa.

A preocupação dos Sahawãdawa em utilizar seus recursos evitando, ao máximo, a agressão à natureza, é apenas mais uma demonstração da desenvolvida relação de respeito e harmoniosa convivência a que se propõem com o meio ambiente.

Kezia Abiorana  – Ascom/Funai

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *