Em Tabatinga, Funai e Sesai se juntam em ação de saúde na aldeia Massapê

Em parceria com a Sesai (Secretaria Especial de Saúde Indígena), a Funai apoiou, em novembro, atividades voltadas à saúde do povo Canamari, na aldeia Massapê, em Tabatinga/AM.

Atualização de carteirinhas de vacinação e exames de acompanhamento da gestação fizeram parte da ação, que atendeu, ao todo, mais de 600 indígenas em três comunidades no Amazonas.

A equipe técnica assumiu o desafio de construir, juntamente com as mães indígenas, alternativas que enriqueçam a oferta nutricional para as crianças da comunidade. Semanalmente, há o preparo do mingau com farinha de milho ou farinha de mandioca no posto da aldeia e as mães são orientadas a prepararem o mesmo alimento em casa. 

Em reunião com a servidora da Funai Danusa Sabala, que acompanhou a ação, os indígenas da aldeia fizeram o levantamento de suas necessidades e solicitaram o apoio da Funai e da Sesai na região, local de tríplice fronteira que lida com questões delicadas, como a poluição das águas pelo garimpo ilegal, que afeta diretamente a alimentação da comunidade, e a questão madeireira, que afeta sua vida e segurança.

Os Canamari ressaltaram ainda as incoerências relacionadas à educação formal, que não se adequa à realidade do povo, e as mudanças negativas em sua alimentação, inclusive na escola, o que tem aumentado casos de pressão alta, obesidade e diabetes: doenças que, até então, não eram recorrentes na comunidade.

Ao ter conhecimento das demandas, o presidente Franklimberg de Freitas determinou a liberação de recursos para que as necessidades do povo Canamari sejam atendidas com celeridade.

Texto: Kézia Frutuoso
Ascom/Funai

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *