RO – Após recomendação do MPF, professores indígenas aprovados em concurso público são convocados

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) de Rondônia publicou nessa segunda-feira (30) convocações para perícia médica e posse dos indígenas aprovados no concurso público para professor nível “A” (educação infantil e do 1º ao 5º ano), professor nível “B” (Ciências da Sociedade Intercultural – 6º ao 9º ano e ensino médio), professor nível especial (sabedor indígena) e técnico educacional nível 1.

As convocações ocorreram após uma recomendação do Ministério Público Federal (MPF), que pediu a nomeação dos aprovados dentro do número de vagas. O concurso público ocorreu em 2015, e os 20 professores indígenas e 14 técnicos educacionais ainda aguardavam as nomeações.

Os procuradores da República Daniela Lopes de Faria e Daniel Azevedo Lôbo ressaltam que as contratações de professores e técnicos indígenas têm por objetivo garantir a educação específica, intercultural, diferenciada, multilíngue e comunitária aos indígenas, além de resgatar, preservar e promover a tradicionalidade indígena, reconhecendo a riqueza que ela representa.

As convocações para perícia e nomeação de professores indígenas e sabedores e técnicos indígenas estão disponíveis no site da Secretaria.

Assessoria de Comunicação
Ministério Público Federal em Rondônia
(69) 3216-0511 / 98431-9761
 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *