Presidente aproveita AmazonLog para se reunir com lideranças do Alto Solimões e Vale do Javari

O presidente da Funai, Franklimberg de Freitas, se reuniu na última semana com lideranças indígenas das regiões do Alto Solimões e do Vale do Javari/AM. O encontro aconteceu durante a visita do presidente no 1º Simpósio de Ações Humanitárias e Desenvolvimento Sustentável do Alto Solimões – AmazonLog 17, em Tabatinga/AM. 

Foto: Funai

Na última quinta-feira (9), Franklimberg visitou as aldeias Umariaçu I e II e foi recebido com danças e cânticos tradicionais. Ele ouviu as lideranças e recebeu várias demandas das comunidades indígenas Ticuna, como a emissão de RANI para índios do Peru, melhoria na estrada que dá acesso às aldeias e policiamento nas comunidades.

Na sexta-feira (10), o presidente foi conhecer a Coordenação Regional Alto Solimões e recebeu as lideranças dos povos Matis, Marubo, Kanamari, Mayuruna, Kokama, Kambeba e Kaixana, que também apresentaram suas reivindicações.  

Foto: Funai

“Foi extremamente importante essa visita à Tabatinga, pois além de conversar com os parentes que não tem recursos para se deslocar à Brasília, pude verificar in loco as dificuldades encontradas pelos povos indígenas da região. No que depender da Funai, faremos o possível para ajudá-los”, ressaltou Franklimberg.

O atendimento regional destas etnias acontece por intermédio das Coordenações Regionais Alto Solimões e Vale do Javari, além da Frente de Proteção Etnoambiental Vale do Javari, que atua com os povos isolados e de recente contato.

 

ASCOM / com informações de Andrea Paz (COGAB)

Presidente aproveita AmazonLog para se reunir com lideranças do Alto Solimões e Vale do Javari

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *