Ibama e PF apreendem e doam 32 toneladas de pescado ilegal no AM

Ibama e PF realizam operação de combate à pesca ilegal no Médio Solimões (AM) – Foto: Ibama

Agentes do Ibama e da Polícia Federal (PF) realizaram ações de combate à pesca ilegal no estado do Amazonas que resultaram na apreensão de 32 toneladas de pescado, dois barcos e 30 lacres de manejo. As embarcações recolhidas transportavam peixes capturados na região de Tefé, no Médio Solimões. Foram aplicadas três multas, que totalizam R$ 2 milhões. Todo o pescado foi doado a instituições sem fins lucrativos para distribuição à população local.

Segundo o coordenador da Operação Arapaima, Joel Bentes, as Guias de Transporte de Pescado apresentadas não correspondiam às espécies encontradas. “É um método de acobertamento do pescado ilegal”, disse o analista.

Os agentes ambientais aplicaram autos de infração por transporte de pescado ilegal e pesca sem autorização dos órgãos competentes. De acordo com a investigação, a captura ocorreu em terras indígenas da região.

Das 32 toneladas de peixe apreendidas, cerca de 17 são de pirarucu e 5 de tambaqui. O trabalho conjunto do Ibama com a PF para fiscalização de embarcações será mantido até o fim do período de defeso na Bacia do Rio Amazonas.

Arapaima Gigas é o nome científico do pirarucu, um dos maiores peixes de água doce do país. A espécie integra a Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Flora e Fauna Selvagens em Perigo de Extinção (Cites) e sua captura está proibida no Amazonas desde 1996. A pesca só é autorizada por meio de projetos de manejo.

 

Assessoria de Comunicação do Ibama
imprensa@ibama.gov.br
(61) 3316-1015

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *