Comunidade de Umariaçu II (AM) recebe ações de cidadania e saúde durante o Exercício AMAZONLOG17.

Na quarta-feira, 8 de novembro, terceiro dia de atividades do AMAZONLOG17, a Mão Amiga do Exército Brasileiro chegou à comunidade indígena da etnia Ticuna, localizada em Umariaçu II, zona rural de Tabatinga (AM). A assistência em locais de difícil acesso é uma preocupação deste Exercício de Logística Multinacional Interagências, que acontece até o dia 13 de novembro. Com o trabalho em conjunto com outras agências, o Exército promoveu ações de cidadania e saúde para os Ticuna, um dos povos indígenas mais populosos da Amazônia brasileira.

Atividades em Tabatinga AM

Ao longo do dia, aconteceu uma Ação Cívico-Social (ACISO), na qual foram realizados atendimentos clínicos, pediátricos, ginecológicos, odontológicos e farmacêuticos, com prioridade para idosos, crianças e gestantes; exames laboratoriais, como tipagem sanguínea, sumário de urina, hepatites B e C e malária, e testes rápidos de diagnóstico do HIV e sífilis, bem como distribuídos medicamentos diversos. Também ocorreram atividades educativas e sociais.

A ação foi coordenada pelo Comando de Fronteira Solimões – 8° Batalhão de Infantaria de Selva (CFSol – 8º BIS), com o apoio da Marinha do Brasil, e Força Aérea Brasileira, Secretaria Nacional de Defesa Civil, Distrito Especial Indígena (DSEI), Ministério da Saúde, Universidade Federal do Amazonas, Secretaria de Educação de Tabatinga, além do Exército e Força Aérea da Colômbia. Graças aos mais de 50 profissionais que participaram da ação, foi possível realizar cerca de oitocentos atendimentos num único dia, beneficiando a população local.

FONTE: NOTICIÁRIO DO EXÉRCITO

 

Comunidade de Umariaçu II (AM) recebe ações de cidadania e saúde durante o Exercício AMAZONLOG17

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *