O Extremo Norte do Brasil

Assistam ao vídeo oficial do IBGE e vejam que a má informação sobre o ponto extremo norte do Brasil ainda continua.

O marco original que foi colocado pelo comandante Brás Dias de Aguiar, em dezembro de 1933, cuja foto antiga é mostrada no vídeo, ainda existe, tal como foi comprovado em recente expedição feita por um pequeno grupo de excursionistas amadores junto com indígenas da etnia ingarikó em abril de 2013, que deram de 10 a zero em todas as expedições realizadas anteriormente, tanto a organizada pelo Exercito em setembro  de 1998 como a do IBGE e Comissão de fronteiras mostrada no vídeo.

A medalha que foi concedida pela Assembleia Legislativa de Roraima aos “expedicionários” de 1998,  que não localizaram  o  referido marco, deveria  ser  dada a  este pequeno  grupo de  expedicionários  amadores,  que enfrentando   o  ambiente  hostil conseguiram o  feito,  evidentemente  usando  da  experiência  e  conhecimento  dos indígenas  da Comunidade Manalai,  da etnia  Ingarikô.

             

Finalizando: só para reforçar: o marco fica num ponto no divisor de águas da serra do Caburaí, fronteira do Brasil com a República Cooperativista da Guiana. o resto é história ou lenda.

Prof. Dr. Jaime de Agostinho – UFRR – Presidente da ECOAMAZÔNIA – Fundação para o Ecodesenvolvimento da Amazônia

https://www.youtube.com/watch?v=EyPzFjoIJGg