RR – 3ª edição da Semana dos Povos Indígenas começa hoje

Começa nesta segunda-feira, 4, a terceira edição da Semana dos Povos Indígenas do Instituto Insikiran de Formação Superior Indígena da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Este ano, o evento tem como tema “A Formação Intercultural de Indígenas no Contexto da Universidade”, com o objetivo de trazer a reflexão de como a formação intercultural vem sendo trabalhada na instituição, seja no contexto do Insikiran ou nos demais cursos da UFRR e levando em conta a função social da universidade nas demandas sociais e políticas da região amazônica. O evento encerra na quarta-feira, 6. 

Segundo o professor Marcos Braga, a programação começa às 15h, no auditório Alexandre Borges, com uma atividade cultural seguida pela solenidade de abertura. No segundo dia, o evento vai contar com apresentações de trabalho oral, mesas redondas e lançamento de livros nas dependências do Insikiran. Para o encerramento, marcado para as 17h no Malocão, localizado próximo ao Colégio de Aplicação (CAP), Braga informou que foram programadas apresentações e uma feira cultural.

Conforme Braga, o evento surgiu em 2014 por conta do histórico do processo seletivo para indígenas. Ainda assim, a Semana dos Povos Indígenas é aberta à comunidade em geral. “A ideia é envolver o Insikiran, que oferece cursos específicos para os indígenas e a comunidade acadêmica, no sentindo de conhecer um pouco da cultura e o que se produz entre os indígenas e os não indígenas”, explicou.

O Insikiran foi criado em 2001, a partir da luta dos povos indígenas em Roraima. Atualmente, oferece três cursos de graduação: Licenciatura Intercultural, implantado na criação; e Bacharelado em Gestão Territorial Indígena e Gestão em Saúde Coletiva Indígena, fundados em 2009 e 2012, respectivamente. Além da oferta de cursos de graduação, Braga frisou o programa de ações afirmativas, que fornece cerca de 55 vagas nos outros cursos da instituição.

Desde então, o Insikiran já formou mais de 300 indígenas, sendo 201 professores indígenas em três habilitações – Ciências Sociais, Comunicação e Artes e Ciência da Natureza – e mais de 30 no curso de Gestão Territorial Indígena. A primeira turma do curso de Saúde Indígena será formada esse ano.

INSCRIÇÕES – Os interessados em participar do evento devem entrar no site www.ufrr.gov.br/povosindigenas. No portal, é possível acessar a página do evento com a programação e obter as informações de como se inscrever.  

Por Ana Gabriela

Em 04/09/2017 às 01:42 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *