Líderes Xavante pressionam governo Michel Temer por nomeação para DSEI de Barra do Garças

Cerca de 300 índios Xavante de Mato Grosso encaminharam nesta quarta-feira (6) abaixo-assinado ao ministro Antônio Imbassahy,  chefe da Secretaria de Governo da Presidência da República, cobrando a nomeação de Antônio Flávio Borges Santana para a Coordenação do Distrito Sanitário Especial Indígena Xavante (DSEI), sede Barra do Garças. O imbróglio já se arrasta há algum tempo e tem causado prejuízo a algumas das principais etnias de Mato Grosso, notadamente no vale do Araguaia.  


 
Os indígenas são representantes das comunidades das regiões de Primavera do Leste, Paranatinga, Poxoréo, General Carneiro, Barra do Garças e Nova Xavantina. Eles aguardam do ministro Imbassahy a nomeação até o final do dia desta quarta-feira (6).
 
Leia Mais:
MPF pede indenização de R$ 130 milhões por violações contra Xavantes durante ditadura

Há informações de lideranças das comunidades indígenas que, caso não saia a nomeação de Flávio Santana, eles pretendem organizar uma caravana a Brasília, com protesto em frente ao Palácio do Planalto. Outra opção, como forma de pressão, seria o fechamento da BR-070 na região de Barra.
 
Flávio Santana é militante do PMDB há 40 anos. Ele conseguiu apoio de praticamente toda a bancada federal para a indicação, com exceção dos deputados AdiltonSachetti e Fábio Garcia, ambos do PSB.
 
O Distrito Sanitário de Barra do Garças está atualmente sem representação, o que, segundo os índios, enfraquece as comunidades. Flávio Santana, dizem os índios no ofício a Imbassahy, “é amigo e companheiro do povo indígena e com certeza desempenhará seu papel e lutará por melhorias para a nossa comunidade”.
 
Canarana

Há duas semanas, no município de Canarana, índios invadiram a sede do Distrito Sanitário, em protesto contra a exoneração da coordenadora Alessandra Santos de Abreu, que ocupava o cargo há quatro anos e, conforme os índios, desenvolvia excelente trabalho às comunidades. A nova coordenadora nomeada, Creusa Lopes de Faria, é tia do atual prefeito Fábio Faria (PR). 

 

FONTE: http://www.olhardireto.com.br/

http://www.olhardireto.com.br/noticias/exibir.asp?id=437999&noticia=lideres-xavante-pressionam-governo-michel-temer-por-nomeacao-para-dsei-de-barra-do-garcas

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *