Plataforma online ajuda proprietários rurais a financiar recuperação vegetal

Com financiamento do BNDES, produtor terá acesso a recursos para ficar em dia com exigências do Código Florestal.

Produtores rurais de todo o país contam agora com um novo método para o financiamento da recuperação vegetal de suas propriedades. Lançada ontem (21/8), a plataforma online Canal do Desenvolvedor MPME simplifica e agiliza o acesso aos recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para atendimento às exigências do Código Florestal.

Segundo informou Simone Scheider, técnica do Departamento de Meio Ambiente do BNDES, em matéria publicada pela Agência Brasil, a ferramenta ajuda a montar um projeto e agilizar o pedido de financiamento. “Pelo site do Canal MPME, você consegue ver detalhado todas as linhas que podem ser utilizadas. O produtor pode ver quais são as condições do valor do empréstimo que quer fazer e pode encaminhar ao agente financeiro para fazer o financiamento. É uma porta”, afirmou.

Além disso, de acordo com Márcio Costa, gerente do Departamento de Meio Ambiente, como as determinações do Código Florestal devem ser seguidas por todo o Brasil, todo produtor rural, em algum momento, vai se ver diante da questão de recuperar a área e de saber se tem meios para financiar essas mudanças. “Nosso grande objetivo é pegar essa ferramenta online que já existe e dar uma dedicação para as linhas de crédito para recuperação vegetal, desde o pequeno proprietário até o grande”, explica.

Os agricultores podem financiar projetos de recuperação e restauração vegetal, incluindo várias técnicas, entre as quais a cobertura da área degradada com mudas ou a condução da regeneração natural. O BNDES financia também mão de obra, viveiros de mudas, implantação de cercas, compra de máquinas e equipamentos. Para projetos negociados diretamente com o BNDES, o produtor pode optar pela linha Finem – Recuperação e Conservação de Ecossistemas e Biodiversidade (BNDES Ambiente), voltada a investimentos em projetos de restauração a partir de R$ 10 milhões, ou utilizar outras três linhas que englobam projetos de financiamento negociados com agentes financeiros do BNDES, nas chamadas operações indiretas.

Dentro desse contexto, a plataforma #Quantoé? Plantar Floresta, desenvolvida pelo Instituto Escolhas, ajuda o produtor rural a calcular qual o investimento necessário para a recuperação das áreas que foram desmatadas e ainda estimar a receita que pode obter com a exploração econômica do plantio da floresta pode gerar.

A plataforma permite ainda que o valor possa ser obtido combinando diferentes modelos de replantio de florestas, com o uso de percentuais variados para cada um deles, o que deixa o usuário com ampla liberdade para organizar o cardápio da recuperação de sua propriedade. O valor também pode ser calculado de forma mais simples, quando só se quer saber o valor da recuperação, ou de forma mais complexa, utilizando a Taxa de Desconto, que permite uma análise da viabilidade do investimento olhando o prazo da sua duração.

A restauração prevista no Código Florestal será obrigatória para todo imóvel rural a partir de janeiro de 2018, após o encerramento das inscrições das propriedades no Cadastro Ambiental Rural (CAR).

FONTE: Instituto EscolhasINSTITUTO ESCOLHAS  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *