Grupos linguísticos do Território Federal de Roraima

Ao longo dos anos muito pouco conhecimento foi produzido sobre os grupos linguísticos das populações ocupantes do atual território de Roraima. Em 1967 o Professor Ernesto Migliazza publicou um trabalho denominado “Grupos linguísticos do Território Federal de Roraima” que é um dos parâmetros para esse conhecimento.

Professor Ernesto Migliazza ((E) em contato com o Presidente da Ecoamazônia, Professor Jaime de Agostinho

O Professor Ernesto Migliazza, hoje com quase 90 anos, continua trabalhando em suas pesquisas linguistas e está preparando um  dicionário Yanomami.

O  acesso ao trabalho do Professor Ernesto Migliazza pode ser feito via Atas do Simpósio sôbre a Biota Amazônica (Vol. 2: Antropologia) » Grupos linguísticos do Território Federal de Roraima (Migliazza 1967).

Ver íntegra do trabalho em GRUPOS LINGUISTICOS

A Área de Linguística é uma divisão da Coordenação de Ciências Humanas  do  Museu Goeldi, que inclui também Áreas de Antropologia e Arqueologia.  A Linguística iniciou-se no Museu Goeldi na década de 1960, com Ernesto Migliazza, e extinguiu-se com a sua saída.  Voltou na década de 1980 e acelerou seu desenvolvimento na segunda metade dessa década.  Apesar de ter um quadro reduzido de quatro linguistas frente à tarefa enorme de estudar mais de cem línguas indígenas da Amazônia, a Área de Linguística vem realizando contribuições importantes no desenvolvimento da pesquisa e Documentação Linguística | Site da Área de Linguística do MPEG (museu-goeldi.br)Grupos lingüísticos do Território Federal de Roraima (wdfiles.com)

Equipe Ecoamazônia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *