Grupo de Estudos do Inpa celebra uma década com publicação do 10º Caderno de Debates

O GEEA é um fórum permanente e multidisciplinar que debate temas relevantes sobre a Amazônia. No Tomo X são contempladas discussões sobre Igarapés, Plantas Medicinais e Literatura Amazônica.

Focado no conhecimento e no desenvolvimento sustentável da Amazônia, o Grupo de Estudos Estratégicos Amazônicos (GEEA) do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/ MCTIC) celebra dez anos de atuação com a publicação do Tomo X do Caderno de Debates desse fórum permanente. A obra registra três palestras e seus respectivos debates feitos pelo grupo.

O Tomo contempla três temas importantes. O primeiro deles é Igarapés: natureza, desafios e potencialidades apresentado pelo pesquisador do Inpa Jansen Zuanon, coordenador do projeto Igarapés.  Na sequência, o pesquisador do Inpa Juan Revilla aborda o tema das Plantas Medicinais, que trata da diversidade, importância, potencial socioeconômico e situação dos fitoterápicos no Sistema Único de Saúde (SUS).

As características históricas e geográficas da literatura amazônica foram tratadas pelo professor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) Allison Leão da Silva dentro do tema Literatura Amazônica: de Carvajal a Barcellar. O tomo X ainda em versão digital foi apresentado na última reunião do GEEA, dia 18 de agosto, quando a professora da UEA Cristiane Barroncas falou sobre Turismo na Amazônia: fatos e perspectivas.

De acordo com o secretário-executivo do GEEA, o pesquisador Geraldo Mendes, a publicação de mais um tomo é uma comemoração do fecundo trabalho do grupo, e por se tratar de um livro essa realização só tem sentido se compartilhada pelos leitores. Os interessados podem fazer download de todos os tomos clicando aqui ou a aquisição dos tomos impressos (do I ao VII) na Livrara da Editora do Inpa, no Campus I.

“O Caderno de Debates se constitui numa das mais notáveis realizações do GEEA, pois vai muito além da abrangência, do escopo ou dos objetivos das reuniões desse grupo. Publicar o que é dito nas reuniões é a maximização dos trabalhos do GEEA”, destaca Mendes.

Criado em 2007, o GEEA traz para as discussões temas relevantes sobre a Amazônia. É formado por membros convidados, como professores, pesquisadores, empresários, religiosos, gestores e humanistas que se reúnem geralmente a cada dois meses para debater um tema previamente escolhido e apresentado por um especialista de renome.

Da Redação – Ascom Inpa

Arte: Ayrton Hugo

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *