Rios de Roraima, período de cheias

Rios em Uiramutã, no Norte de RR, voltam a subir e prefeito alerta para situação crítica. De acordo com Dedel Araújo, cidade está em alerta para risco de nova enxurrada. 

Os volumes dos rios Cotingo, Maú e Uailã voltaram a subir e deixam em alerta a cidade de Uiramutã, no Norte de Roraima, segundo o prefeito da cidade Dedel Araújo (PP). A Defesa Civil do estado foi acionada e prepara equipe para enviar à região, informou o governo do estado neste sábado (1º).

O prefeito disse que está chovendo bastante na cidade, o que provoca o aumento do volume de água nos rios que circundam e atravessam o município.

“Os rios já estão muito cheios e ainda estão subindo. Além disso, o tempo aqui é de muita chuva e há risco para enxurrada”, afirmou o prefeito, acrescentando que a Defesa Civil municipal está em alerta.

Em maio, uma enxurrada causada pela cheia súbita dos rios Uailã e Maú afetou mais de 900 indígenas da região. Algumas malocas – moradias indígenas – foram submersas pela água dos rios e 57 hectares de plantação foram perdidos, segundo a Defesa Civil.

Conforme Dedel, equipes estão fazendo neste sábado um levantamento pelo município para saber se há desalojados ou desabrigados devido à elevação dos rios.

“Eles farão esse levantamento para sabermos a situação completa das comunidades indígenas do município”, pontuou.

Na sexta, o prefeito informou que a RR-171 que dá acesso ao município estava coberta pela água. Hoje, no entanto, as águas baixaram, conforme o gestor.

Enxurrada destruiu casas e plantações

Na madrugada do dia 18 de maio, uma enxurrada atingiu o município. Não houve mortos, mas casas e plantações foram destruídas pela força da água afetando um total de 900 índios.

Após a enxurrada, várias campanhas ajudaram a arrecadar donativos para ajudar os indígenas. Uma das ações é mantida pelo governo do estado e já resultou na entrega de 500 cestas básicas a moradores da região. A ajuda humanitária permanece sendo enviada.

FONTE: G1

VER FOTOS EM:

http://g1.globo.com/rr/roraima/noticia/rios-de-uiramuta-em-rr-voltam-a-subir-e-prefeito-alerta-para-situacao-critica.ghtml

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *