Revista Linguística lança edição sobre línguas indígenas

Está online o novo número da revista Linguistica, publicação semestral do Programa de Pós Graduação em Linguística da UFRJ. O tema deste número 13, vol. 1, é “Educação e Revitalização Linguísticas”, título homônimo do curso transversal oferecido no segundo semestre de 2016 para alunos de mestrado e doutorado do Programa de Pós-graduação em Linguística da universidade (POSLING-UFRJ). 

O curso foi realizado em cooperação entre os professores Bruna Franchetto, Aniela Improta França, Kristine Stenzel e Marcus Maia, do POSLING-UFRJ e os professores Peter Petrucci, Arianna Berardi-Wiltshire, Beatrice Mari Ropata e Krystal Te Rina Warren, da Massey University, Nova Zelândia, por força do acordo de cooperação acadêmica firmado entre as duas universidades em 2016.

Iniciativa pioneira no POSLING, o curso pretendeu desenvolver reflexão integrada sobre duas questões que colocam desafios transnacionais urgentes para a Linguística: a crise no ensino de língua na educação básica e a questão da manutenção e revitalização de línguas indígenas ditas em perigo de desaparecimento.

A edição traz discussões sobre educação, revitalização e documentação das línguas indígenas Patxohã, Guató, Tapirapé, Karajá, Yanomami, Tuyuca, Kheuol, Palikur, Kaingang, línguas indígenas da cidade de São Gabriel da Cachoeira, dentre outras, além de contribuições do México, Austrália e Nova Zelândia.
Vejam, Leiam, Divulguem!

 

FONTE: FUNAI

http://www.funai.gov.br/index.php/comunicacao/noticias/4273-revista-linguistica-lanca-edicao-sobre-linguas-indigenas  

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *