Publicação apresenta alternativas para melhorar logística no norte do País

O estudo “Arco Norte: Um desafio Logístico”, lançado pelo Centro de Estudos e Debates Estratégicos e a Consultoria Legislativa da Câmara dos Deputados, analisa o sistema de transportes, em seus vários modos, responsáveis pelo escoamento de cargas e insumos com a utilização dos portos ao norte do Brasil, desde Porto Velho, em Rondônia, passando pelos estados do Amazonas, Amapá e Pará, até o sistema portuário de São Luís, no Maranhão. 

Para o deputado Remídio Monai (PR-RR), um dos relatores do estudo, a publicação ajuda a identificar dificuldades que a região enfrenta para melhorar o comércio exterior e as áreas que carecem de investimentos em estrutura.

A partir do estudo, segundo ele o parlamentar, a Câmara dos Deputados pode propor projetos de lei com soluções para sanar o impasse.

Prioridades
A publicação lista os investimentos que devem ter prioridade para viabilizar o transporte na região Norte, entre eles, a dragagem e a sinalização da hidrovia do rio Madeira, e a conclusão da pavimentação da BR-163/PA.

Outro problema identificado pelo estudo foi necessidade de prolongamento da BR 210, conhecida como Perimetral Norte. A rodovia federal foi projetada para atender aos estados do Norte, mas, até hoje, somente alguns trechos foram implantados.

“Ela dará a ligação sonhada de Roraima com o Pará, com o Amapá e com o restante do País. Roraima, hoje, é um estado que está vizinho ao Pará e ao Amapá e não tem uma identificação terrestre.”

A publicação “Arco Norte: Um desafio Logístico” está disponível na Biblioteca Digital da Câmara.

O texto pode ser usado pelo Governo federal como base para criação de projetos que melhorem a infraestrutura na região.

Reportagem – Igor Caíque
Edição – Natalia Doederlein

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura ‘Agência Câmara Notícias‘     

Cedes lança livro sobre o Arco Norte em Roraima – O estudo propõe a implementação de uma nova logística de transporte para o País.

No próximo dia 8 de junho, quinta-feira, às14:30, acontece o lançamento do estudo “Arco Norte: um desafio logístico”, na Assembleia Legislativa de Roraima, na cidade de Boa Vista. Publicado no final de 2016 pelo Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara dos Deputados (Cedes), o estudo propõe a implementação de uma nova logística de transporte para o País, a partir do deslocamento do escoamento de parte da produção agrícola dos portos das regiões Sul e Sudeste para os portos da região Norte do Brasil.

Além de promover o desenvolvimento da região, a mudança vai reduzir os custos dos exportadores com transporte devido à maior proximidade com o mercado externo, aumentando acompetitividade dos produtos brasileiros lá fora. A implementação da proposta, no entanto, depende de uma série de mudanças na legislação e da realização de diversas obras pelo poder público para a integração de rodovias, hidrovias, ferrovias e portos, entre elas, a implantação e pavimentação da BR 210 (AP/PA/RR). O projeto também prevê um acordo de cooperação internacional com a Guiana para pavimentação e construção de pontes num trecho de 454km da estrada entre Boa Vista e a cidade de Georgetown, além da construção de um moderno porto, que propiciará acesso privilegiado aos mercados da Comunidade do Caribe (CARICOM), América do Norte, Europa e Ásia.

Estarão presentes no lançamento o ministro dos Transportes, Maurício Quintella, o Diretor Geral do DNIT, Valter Casimiro, deputados estaduais, autoridades locais, empresários, representantes da Federação das Indústrias de Roraima (Fier), da Superintendência de Desenvolvimento do Amazonas (Sudam), de organizações e de instituições interessadas no tema, além dos relatores do estudo, deputado Lúcio Vale (PR/PA) e deputado Remídio Monai (PR/RR). O objetivo do evento é sensibilizar a sociedade sobre a importância do projeto para o desenvolvimento do País.

Programação

14h30 -Abertura (mesa)

15h – Palestra: “O estudo sobre o Arco Norte”, com Tarcísio Freitas (consultor da Câmara dos Deputados e Coordenador do estudo. Atualmente Secretário da Coordenação de Projetos da Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos)

15h40 – Palestra: “Os investimentos do DNIT para viabilizar o Arco Norte”, com Valter Casimiro (Diretor Geral do DNIT)

16h20 – Encerramento (mesa)

 Serviço

Lançamento da publicação Arco Norte: um desafio logístico

Local: Assembleia Legislativa de Roraima

Data: 08/06/2017, quinta-feira

Horário: 14h30

FONTE: Jornal Folha de Boa Vista – Folha Web

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*