PF investiga envolvimento de índios em desmatamento

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira, dia 16, a operação Nambikwara, visando desarticular associação criminosa envolvida na prática reiterada de desmatamento e comércio ilegal de madeira. A ação policial foi desencadeada na região de Comodoro (MT) e aldeias da Terra Indígena Nambiquara. 

Cerca de 80 policiais federais cumprem oito mandados de prisão temporária, um mandado de prisão preventiva e 16 mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal – Subseção de Cáceres (MT).

As investigações apontam a participação de índios e alguns líderes de aldeias em um esquema onde comerciantes madeireiros adquiriam o produto extraído ilegalmente do interior das áreas indígenas. A Fundação Nacional do Índio (Funai) acompanha o cumprimento dos mandados.

Os presos serão indiciados pelos crimes de receptação, associação criminosa e por desmatar, explorar economicamente ou degradar floresta, plantada ou nativa, em terras de domínio público ou devolutas, sem autorização do órgão competente.

Canal Rural | BR

VER MAIS EM:  http://midiaeamazonia.andi.org.br/clipping/pf-investiga-envolvimento-de-indios-em-desmatamento  

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *