Há milhões de anos, o Mar do Caribe invadiu a Amazônia por duas vezes, cobrindo totalmente vastas áreas que hoje fazem parte da Venezuela, Colômbia e do Brasil. A conclusão é de um novo estudo publicado ontem na revista Science Advances.
A descoberta foi possível graças à localização, na Floresta Amazônica da Colômbia e do Brasil, de evidências que incluem um minúsculo dente de tubarão, partes de camarões, pólen e diversos organismos marinhos microscópicos do Mioceno, período que vai de 23 milhões a 5 milhões de anos atrás. O estudo, de cientistas do Instituto de Pesquisa Tropical Smithsonian, com sede no Panamá, foi liderado pelo geólogo colombiano Carlos Jaramillo.
Segundo ele, os dois eventos isolados de inundação foram “rápidos” – duraram menos de 1 milhão de anos cada um. O primeiro deles teve início há cerca de 18 milhões de anos e o segundo, há aproximadamente 14 milhões de anos.
“Os registros de pólen, coletados em poços perfurados para a extração de petróleo no leste da Colômbia e em afloramentos do Mioceno no noroeste da Amazônia brasileira, mostram claramente dois eventos curtos nos quais o Mar do Caribe inundou aquilo que corresponde hoje ao noroeste da Bacia Amazônica”, disse Jaramillo.
O Estado de S. Paulo | BR | Metrópole | Página A14
Amazônia foi inundada pelo Mar do Caribe duas vezes há milhões de anos
Partes da floresta amazônica na Colômbia e no Brasil foram inundadas pela água do Mar do Caribe duas vezes no período Mioceno, de 23 milhões a 5 milhões de anos atrás, revela estudo publicado nesta quarta-feira (3) na revista Science Advances. Carlos Jaramillo, do Instituto de Pesquisa Tropical Smithsonian, e seus colegas, examinaram sedimentos da bacia Llanos no leste da Colômbia e a bacia do Amazonas e Solimões no noroeste do Brasil.
Entre os sedimentos estão 933 tipos de microfósseis e dois macrofósseis – um dente de tubarão e um camarão mantis. A história de incursões marinhas na Amazônia pode ajudar a entender o desenvolvimento da biodiversidade de flora e fauna da região, a maior do planeta. Atualmente, cerca de 80% da paisagem da Amazônia é ocupada por florestas “secas”, onde a inundação é rara, enquanto cerca de 20% são consideradas áreas alagadas.
UOL | BR | Ciência e Saúde
VER MAIS EM:
http://midiaeamazonia.andi.org.br/clipping/mar-do-caribe-invadiu-amazonia-2-vezes