Eventos sobre cupuaçu mobilizam produtores em Roraima

Dois eventos técnicos sobre a cultura do cupuaçu, ambos promovidos pela Embrapa Roraima, mobilizaram mais de 200 participantes entre produtores, engenheiros agrônomos, técnicos agrícolas e estudantes no município de Rorainópolis, sul do estado. O Curso ‘Manejo da cultura do cupuaçuzeiro’ e o Dia de Campo ‘Boas práticas agrícolas para o cultivo do cupuaçuzeiro e manejo da vassoura-de-bruxa’ aconteceram nos dias 16 e 17 de maio e tiveram por objetivo divulgar os trabalhos realizados pela Embrapa visando o fortalecimento da cadeia do cupuaçu em Roraima.

 
Com palestras e atividades práticas, os eventos levaram informações sobre adubação e nutrição, técnicas de poda de formação e condução, estratégias para o controle integrado da vassoura-de-bruxa e produção de composto orgânico com resíduos da cultura.
De acordo com a pesquisadora Hyanameyka Lima-Primo, organizadora dos eventos, o município de Rorainópolis apresenta grande potencial para a exploração do cupuaçu devido ás condições de clima e solo ideais para o desenvolvimento da cultura. Ela explica, no entanto, que ainda há na região bastante incidência da vassoura-de-bruxa, principal doença do cupuaçuzeiro. Isso acontece, muitas vezes, pelo desconhecimento por parte dos agricultores de medidas simples de manejo. 
 
“Por isso buscamos sempre promover eventos e transferir as pesquisas e trabalhos da Embrapa para os produtores do interior. O intuito é auxiliá-los desde o plantio até o aproveitamento do fruto pela agroindústria e, principalmente, no controle da vassoura-de-bruxa. Ficamos muito satisfeitos com a participação e envolvimento dos produtores de Rorainópolis e, com certeza, agendaremos mais ações no município” diz.
 
Pesquisas
O cupuaçuzeiro é uma planta tipicamente amazônica, valorizada no mercado nacional devido ao aproveitamento do fruto por diversos segmentos da agroindústria. Esse aspecto faz do cupuaçu um produto importante para a exploração econômica por agricultores na Região Norte.
 
A Embrapa Roraima vem desenvolvendo trabalhos de pesquisa que buscam solucionar o déficit tecnológico na produção e processamento do cupuaçuzeiro, bem como o aproveitamento dos resíduos, através da incorporação de tecnologias que sejam eficientes no aumento da produtividade da cultura. 
 
Entre as pesquisas realizadas estão as que envolvem o manejo e controle da doença vassoura-de-bruxa por meio de podas fitossanitárias, do plantio de mudas tolerantes e dos tratos culturais adequados para a cultura.
 
Outro estudo em andamento visa o aproveitamento dos resíduos das podas para produção de composto orgânico. O método evita a disseminação do fungo causador da doença, facilitando a sua degradação e diminuindo os custos com a aquisição de adubos e fertilizantes. A medida contribui ainda para a diminuição do uso do fogo como forma de eliminar os resíduos da cultura.
 
Conheça o cupuaçu
O cupuaçuzeiro é uma planta nativa da Amazônia. O fruto tem formato e tamanhos variados, medindo entre 10 a 40 centímetros, e peso de 300 gramas a 4 quilos. É valorizado no mercado nacional devido ao seu sabor exótico e possibilidades de utilização pela agroindústria. A polpa do cupuaçu pode ser utilizada para o preparo de sucos, sorvetes, tortas, licores e geleias. As sementes também são aproveitadas, sendo indicadas para extração de gordura e fabricação da manteiga de cupuaçu.
 
 

Clarice Rocha (MTb 4733/PE)
Embrapa Roraima

Telefone: (95)4009-7114

 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *